Psicanálise e Clima: evento em Manaus debate os efeitos climáticos no comportamento humano

A Percurso Psicanálise, grupo de formação de Manaus, realizará o 3º Congresso Amazônico de Psicanálise nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2025, no Centro de Convenções do Hotel Comfort Inn, localizado na avenida Mandi, 263, Distrito Industrial, em Manaus. O evento tem como tema “Clima, ambiente e os destinos do desamparo” e visa aprofundar a discussão sobre os efeitos climáticos no comportamento humano e as implicações psíquicas causadas pelas mudanças ambientais.

O congresso contará com uma programação diversificada, incluindo minicursos, conferências, mesas temáticas e oportunidades para o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da área. Os participantes poderão receber dois certificados de participação: um para o minicurso, com 5 horas complementares, e outro para o congresso, com 30 horas complementares.

Segundo Andreia Batista Lima, diretora e fundadora da Percurso Psicanálise, “vivemos em constante interação com o ambiente que nos cerca, e não é possível desvincular a observação clínica da consideração climática. A psicanálise, enquanto formação teórico-clínica, desempenha um papel fundamental ao abordar a responsabilidade que o clima tem sobre os destinos do desamparo. O impacto das mudanças climáticas já é uma realidade constante nas nossas escutas clínicas, o que torna imprescindível a discussão deste tema.”

Programação do evento

O evento começa no dia 10 de abril com o minicurso “Os Caminhos do Desamparo”, ministrado por Maria Foster. O primeiro dia também contará com mesas como “O lugar do desamparo: do intrapsíquico ao intersubjetivo”, com Maria Teresa Manfredo, Ana Regina Caminha Braga, Raquel Schneider e Socorro Pizzetti, e “Impactos psíquicos x impactos ambientais: do desamparo ao desespero”, com Adriana Lima, Luciana Valgas, Helton Lima e Raquel Castro. A conferência de abertura será dividida em dois momentos, abordando “O destino do desamparo: reflexos no humano, no ambiente e no clima” com Adriana Mendonça, e “Cuidados humanos e responsabilidade pelo mundo” com Maria de Fátima. A moderação será conduzida por Juliana Batista Lima, diretora e fundadora da Percurso Psicanálise.

No dia 11 de abril, as mesas incluem “Catástrofe da natureza, catástrofe humana, implicações na subjetividade”, com Jussara Ramos, Henry Krutzen, Cynthia Pazuello e Davi González, e “Princípio do prazer: da auto-conservação à preservação da espécie”, com Nádia Santos, Marcia Zart, Fernanda Belo e Vanessa Menke. Haverá também a conferência “Clima, ambiente e os destinos do desamparo”, com Paulo Roberto Ceccarelli e Cristiane Berto Felipe, e a moderação de Luciana Valgas. O encerramento do dia será marcado pela apresentação do tradicional grupo amazonense Raízes Caboclas.

O último dia do congresso (12 de abril) contará com mesas como “Natureza: da potencialidade criadora à potencialidade destrutiva”, com Andreia Batista Lima, Myriam Scotti, Sabrina Almeida e Iane Obando, e “Quando o ambiente deixa de ser seguro?”, com Júlia Foster, Brenda Oliveira, Enio Tavares e Fabrício Paixão. O evento será encerrado com a conferência “Transitoriedade, transicionalidade, potencial criativo: natureza da vida e a esperança”, com Denise Souza e Luiza Moura, sendo moderada por Andreia Batista Lima.

Como participar?

O ingresso para estudantes custa R$ 265,00, enquanto o ingresso para profissionais é de R$ 325,00. Os pagamentos podem ser feitos via Pix ou cartão de crédito em até 2x. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 98285-6588 ou (92) 3584-6849.

Para inscrições, acesse o link: Inscrição 3º Congresso Amazônico de Psicanálise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *