Prefeitura de Manaus inaugura clínica da família com capacidade de atender 1,2 mil pessoas por dia na zona Leste

Prefeitura de Manaus inaugura clínica da família com capacidade de atender 1,2 mil pessoas por dia na zona Leste

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta segunda-feira, 25/10, a clínica da família Desembargador Flávio do Couto Vale, localizada na avenida Hilário Gurjão, no Jorge Teixeira, zona Leste da capital amazonense. A unidade de saúde é classificada como porte 4, com capacidade de atendimento de cerca de 1,2 mil pessoas por dia. Para o chefe do Executivo municipal, o novo ponto de atendimento será fundamental para diminuir o vazio assistencial existente na região Leste da cidade.

“Ainda em alusão ao aniversário de Manaus, estamos entregando essa unidade na zona Leste para funcionar em forma de excelência. Essa é a nossa meta e intuito. Queremos transformar as Unidades Básicas de Saúde de Manaus no mesmo porte dessa que estamos entregando. Temos uma meta de construir 20 outras unidades. A primeira, muito provavelmente, será no Viver Melhor. Assim, vamos mudar o eixo de atendimento básico da cidade, dando fim no vácuo assistencial na saúde básica de Manaus”, enfatizou Almeida.

A clínica da família Desembargador Flávio do Couto Valle abrigará 45 profissionais na prestação de serviços de Atenção à Saúde, entre consulta médica e de enfermagem; visita domiciliar; promoção à saúde; acompanhamento de Programas Sociais (Bolsa Família/Leite do Meu Filho); identificação e manejo clínico da tuberculose, hanseníase, dengue, zika e chikungunya; atenção à vigilância nutricional e vacinação.

A unidade conta com auditório, recepção, secretaria, consultórios médicos, farmacêutico, odontológico, farmácia, salas para escuta, preparo, curativos, sala multiprofissional, de procedimentos, de coleta, de inalação, de vacina, de observação e escovódromo, entre as dependências comuns.

O chefe do Executivo municipal destacou as revitalizações de mais de 60 UBSs e a adequação das antigas “casinhas da família”.

“Vamos recuperar em torno de 62 UBSs. Vamos finalizar os atendimentos naquelas casinhas da família de 32 metros quadrados. Colocá-las todas para dentro dessas grandes UBSs, qualificado o atendimento à população. É o desafio que temos, porém, estamos focados, juntos com a Semsa, para que possamos dar a população de Manaus o melhor atendimento possível”, concluiu o prefeito.

Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a entrega da clínica da família comprova o compromisso da atual gestão municipal em garantir o atendimento básico de saúde qualificado para a população, antes esquecida, da zona Leste.

“É com muita alegria que hoje inauguramos essa clínica da família, entregando para a população um ambiente totalmente renovado. Só de área construída, são 1.557 metros quadrados.  Temos condições de atender aqui 1.200 pacientes por dia. Essa unidade equivale a 32 casinhas antigas. Então, isso chama-se respeito, dar dignidade ao atendimento com uma maior qualidade. Agradecemos imensamente ao prefeito David Almeida que nos proporciona a melhoria de todas as unidades básicas. Isso acontece graças a sensibilidade do nosso prefeito, coisa que há muitos anos nossa Manaus merece e é esse o presente que queremos dar a cidade, levando saúde para todos”, afirmou Shádia.

Atendimento

Na atenção à saúde materno-infantil, a clínica da família vai oferecer assistência ao pré-natal e puerpério; assistência ao climatério (menopausa); pré-natal do parceiro; assistência ao recém-nascido; promoção e apoio ao aleitamento materno; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; e ações para a saúde do escolar.

A comunidade daquela área da cidade também terá acesso a atenção centrada no adolescente, adulto e ao idoso, com assistência ao planejamento reprodutivo; prevenção do câncer do colo uterino e de mama; manejo dos problemas mais comuns na adolescência; prevenção do câncer de próstata; prevenção e assistência a hipertensão arterial, diabetes mellitus, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e HIV; assistência ginecológica; acompanhamento de pessoas com deficiência; e acompanhamento de pessoa com transtornos mentais comuns (leves), álcool e/ou drogas.

Também serão oferecidos procedimentos como curativos; retirada de pontos; coleta de material para exame laboratorial; coleta de preventivo (Papanicolau); aferição de pressão arterial e glicemia capilar; verificação de peso e altura; administração de medicamentos injetáveis e orais; e dispensação de medicamentos básicos.

Fonte:

Texto – Thiago Fernando / Semcom e Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Ruan Souza e Marcely Gomes / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *