A semana se encerra com a lembrança do 08 de Janeiro de 2023. Um dia em que está registrado na história brasileira como uma data triste e de recordações lamentáveis com cenas de violência, destruição e insanidade nas sedes dos três poderes em Brasília.
Os autores identificados pagaram muito caro pelo ato, com penas que alcançaram números nunca vistos por conta do fato inédito no país.
Enquanto não havia identificação dos líderes do movimento, não se cogitava nenhuma ação na justiça por anistia ou até a diminuição das penas, como agora o PL da Dosimetria.
A Câmara dos deputados e o Senado Federal, ao aprovarem o projeto da Dosimetria como ficou conhecido, desafia o Supremo Tribunal Federal (STF), diante de um processo que durou mais de dois anos para se chegar aos autores, financiadores e idealizadores da trama golpista, que alcançou, por meio de investigações a alta cúpula do governo anterior, desde Generais de quatro estrelas até o ex- presidente da república, julgado e condenado e que cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
O veto do Presidente Lula ao projeto de redução das penas, dos envolvidos na trama golpista, ocorrido durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira 08 de Janeiro, é algo que transcende a ideologia política ou posicionamento partidário diante dos culpados, mas de um ato de repulsa àqueles que atentaram contra a democracia do país e seu povo.
A data 08 de Janeiro deve ser lembrada todos os anos para que as novas gerações entendam e conheçam o quanto essa geração enfrentou uma infame tentativa de golpe.
Mantemos acesa a chama da vigilância em defesa da democracia, do estado democrático de direito, do povo Brasileiro e da soberania do País.
Viva a democracia!
Viva o Povo Brasileiro!
Foto: imagem criada por IA
Jackson Nascimento, da redação da Jovem Pan News Manaus – Coluna “A Dinâmica da Política “






