72 mil toneladas de resíduos são retiradas de ruas, igarapés e orla do rio Negro em Manaus

Ações incluem coleta domiciliar e seletiva, desarticulação de lixeiras irregulares, arborização e manutenção de ruas, igarapés e orlas.

Em novembro, mais de 72 mil toneladas de resíduos foram coletadas em Manaus, com intensificação das ações de limpeza em ruas, igarapés, orla do rio Negro e comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas. O período também registrou desarticulação de 602 lixeiras irregulares, plantio de mudas em cemitérios e revitalização de espaços públicos.

Do total recolhido, 21.310 toneladas foram retiradas das vias públicas e 51.615 toneladas proveniente da coleta domiciliar. Nas áreas de orla e igarapés, 12 ecobarreiras impediram que 324 toneladas chegassem ao rio Negro. Ainda foram contabilizadas 369 toneladas em transbordos, incluindo praias da Lua, Tupé e Ponta Branca, com apoio de garis comunitários.

Além disso, 602 lixeiras irregulares foram retiradas, resultando na remoção de mais de 3 mil toneladas de resíduos acumulados em pontos críticos da cidade.

Arborização e melhorias em espaços públicos

Foram plantadas cerca de 300 mudas de pau-pretinho e jasmim-do-Caribe em cemitérios municipais, aumentando a cobertura vegetal, melhorando o conforto térmico e tornando os espaços mais acolhedores.

A coleta seletiva totalizou 58.070 toneladas nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e 53.820 toneladas no serviço porta a porta. Também foram recolhidos 2.058 pneus e 2,4 mil itens em coletas agendadas de grandes volumes.

Equipes realizaram capina, varrição e roçagem de mais de 22 mil quilômetros de vias, pintura de 2,3 mil quilômetros de meios-fios e calçadas, lavagem de 304 quilômetros de feiras e vias, implantação de quase 78 quilômetros de ajardinamento e poda de 1.753 árvores. Bueiros foram desobstruídos em diversas zonas da cidade.

Ações de educação ambiental impactaram 14.453 pessoas em 72 atividades, enquanto o serviço de atendimento ao público registrou 1.788 contatos.

A intensificação das ações em áreas urbanas, rurais e ribeirinhas reforça o manejo adequado de resíduos, a preservação ambiental e a manutenção de espaços públicos, garantindo mais qualidade de vida para os moradores da capital amazonense.

Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus