Receita Federal e PF deflagram operação contra fraudes em financiamentos de carros de luxo, em Manaus

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (16/01), a “Operação Creditum”, que investiga uma organização criminosa envolvida em fraudes em financiamentos de veículos de luxo, sonegação de impostos, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. Estima-se que o grupo tenha movimentado ilegalmente cerca de R$ 15 milhões.

Para o cumprimento da operação, foram mobilizados 15 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, além de 60 policiais federais. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram executados em Manaus, Manacapuru (a 68 km da capital amazonense) e Rio de Janeiro. Também foram ordenados o sequestro e a indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos suspeitos.

A investigação revelou que os alvos da operação obtinham financiamento de veículos de luxo por meio de fraudes, aproveitando-se de benefícios fiscais para conseguir descontos. O objetivo era revender esses veículos, sem o conhecimento dos bancos que concediam os financiamentos.

Os financiamentos eram realizados em nome de empresas, tanto dos próprios investigados quanto de “laranjas”. Para realizar as fraudes, o grupo falsificava documentos e contava com a colaboração de funcionários, gerentes e diretores de instituições financeiras e concessionárias de veículos.

Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de fraude em financiamentos, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros. As penas para os delitos investigados podem chegar a até 21 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *