Inscrições para o Fies 2025: Tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 estarão abertas de 4 a 7 de fevereiro. Durante essa etapa, serão oferecidas 67 mil vagas, das quais 50% serão destinadas ao Fies Social, programa voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, desde que estejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

As inscrições são gratuitas e exclusivamente online, sendo realizadas através do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever, o candidato precisa ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. Não podem participar candidatos que se declararam como treineiros.

A seleção será baseada na melhor nota obtida pelo candidato em uma das edições do Enem, levando em consideração o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A prioridade será dada a candidatos que ainda não concluíram o ensino superior.

Para concorrer às vagas do Fies Social, que oferece financiamento integral (100% dos encargos educacionais), será necessário que o candidato conste na base de dados do CadÚnico atualizada até 11 de janeiro de 2025.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro. Após esse anúncio, os candidatos deverão complementar sua inscrição entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Somente após a conclusão desses procedimentos, o financiamento será formalizado.

Os candidatos que não forem pré-selecionados automaticamente entram na lista de espera, seguindo a ordem de classificação. Haverá novas pré-seleções para a lista de espera entre 25 de fevereiro e 9 de abril.

Criado pela Lei 10.260/2001, o Fies oferece financiamento a estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas, desde que elas tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e participem da política pública. Em 2025, o MEC anunciou que serão disponibilizadas mais de 112 mil vagas ao longo do ano, sendo 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *