“Em três anos de meu primeiro mandato eletivo, fui escolhido três vezes para presidir, entre todos os deputados estaduais do Brasil, a Comissão de Segurança Pública da Unale, um tema tão recorrente e complexo no país. É, ao mesmo tempo, uma grande honra, uma grande responsabilidade e uma enorme oportunidade de chamar atenção às questões da Amazônia e do Amazonas. A presidência nos abriu espaço junto ao Congresso Nacional, à Esplanada dos Ministérios. Trouxemos a Manaus as comissões do Senado e da Câmara Federal, apresentamos as realidades enfrentadas na Região. Promovemos também uma maior proximidade das comissões estaduais com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Realizamos muitas boas ações estratégicas”, comentou o parlamentar.
Comandante Dan, como é conhecido Dan Câmara, é policial militar da reserva e comandou a Polícia Militar do Amazonas, de janeiro de 2008 a março de 2011. Ocupou ainda o cargo de Secretário Extraordinário do Governo do Amazonas para assuntos de Segurança Pública, de outubro de 2017 a março de 2018; secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança, de 2015 a 2018 e secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos, de 2013 a 2015. Ainda na ativa, integrou a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), onde comandou o Grupamento do Rio de Janeiro, nas operações do Pan-Americano e Para Pan-Americano, Mundial de Judô e Nova Maravilha.
A presidente da Unale, deputada Tia Ju, declarou que tem “muito interesse em ampliar a atuação das Comissões”. Os colegiados temáticos da Unale trabalham de forma integrada com o objetivo de promover ações direcionadas aos segmentos que são responsáveis, elaborar estudos e projetos específicos nos respectivos temas. No total, mais de 100 parlamentares estaduais de todo o país compõem as comissões.
Além do presidente Comandante Dan, o vice-presidente também é da Região Norte, o deputado estadual Lucas Torres (PP/RO). A Comissão de Segurança foi criada em 2012 e teve incorporado o termo Justiça em 2022. Tem por objetivo debater o segmento, com a integração de ideias e projetos apresentados por parlamentares em todos os estados brasileiros. Também é responsável por elaborar estudos, sugerir novos planejamentos estratégicos de segurança pública e institucional, bem como acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse junto ao Congresso Nacional.