O município de Humaitá enfrenta um momento delicado devido à cheia do rio Madeira, que tem provocado prejuízos significativos à população local. A situação de emergência também atinge os municípios vizinhos de Manicoré e Apuí, que sofrem com os impactos do nível anormal das águas.
Em pronunciamento recente, o deputado federal Silas Câmara destacou a articulação conjunta com o prefeito Dedei Lobo, o vice-prefeito Totinha, vereadores e lideranças locais desde o início da crise. Segundo o parlamentar, o estado de emergência já foi reconhecido tanto pelo governo estadual quanto pelo governo federal, incluindo a situação de emergência na saúde pública, oficializada pelo Ministério da Saúde.
Como parte do apoio emergencial, o Ministério da Saúde liberou R$ 361.004,73 para ações no município. Silas Câmara afirmou ainda que a equipe está acompanhando de perto a liberação de novos recursos, desta vez por meio da Defesa Civil Federal.
Enquanto isso, a Defesa Civil do Estado do Amazonas, sob a coordenação do governador Wilson Lima, já iniciou o envio de cestas básicas, filtros, água mineral e tanques de armazenamento, como medida de alívio imediato às famílias atingidas.
“Portanto, estamos juntos, trabalhando por Humaitá, atentos e destaco que todos podem contar com o nosso trabalho.”, afirmou o deputado.
A expectativa é que, com a soma dos esforços entre os poderes municipal, estadual e federal, as comunidades mais afetadas recebam o apoio necessário para enfrentar os impactos causados pela cheia.