Wilson Lima destaca conectividade como pilar para avanços em saúde e educação no AM

No Amazon On 2025, governador citou avanços com a Telessaúde e ensino mediado, exemplos de inclusão digital que levam serviços a comunidades isoladas

A conectividade foi destacada pelo governador Wilson Lima como eixo central para os avanços em saúde e educação no Amazonas. Durante a abertura da segunda edição do Amazon On 2025, realizada nesta quarta-feira (20/08), em Manaus, o governador reforçou que reduzir distâncias digitais é condição essencial para garantir políticas públicas efetivas no interior do Estado.

“As maiores barreiras que nós enfrentamos para levar os serviços públicos para o interior são ter energia segura e ter conectividade. Se a gente não tiver esses dois pilares a gente não consegue avançar com a sustentabilidade, a gente não consegue avançar com a proteção ambiental e a gente não consegue avançar com o desenvolvimento das atividades econômicas”, afirmou o governador Wilson Lima.

Participaram da cerimônia de abertura do evento o deputado estadual João Luiz; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa; representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); além dos titulares da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; Secretaria de Estado de Administração (Sead), Vivaldo Michiles; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales; e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço.

Na área da saúde, o governador citou como exemplo o Telessaúde, que já permite consultas com especialistas em comunidades isoladas, e o telediagnóstico com inteligência artificial, capaz de emitir laudos de exames como eletrocardiogramas em até dez minutos, enviados diretamente ao aplicativo do paciente.

A educação também foi lembrada como um dos grandes exemplos de inclusão viabilizada pela tecnologia. O ensino mediado por tecnologia, implantado no Amazonas e referência na América Latina, chegou a ser utilizado por mais de 12 milhões de estudantes brasileiros durante a pandemia, incluindo alunos de estados como São Paulo, e segue garantindo professores especializados a comunidades de difícil acesso e reservas de desenvolvimento sustentável.

Outro destaque foi a transformação digital da gestão pública. Desde 2020, com a implantação do Sistema de Gestão de Documentos (Siged), nenhum documento físico circula mais no Estado. A digitalização evitou a impressão de 150 milhões de páginas, equivalente a 150 mil árvores preservadas, além de gerar R$ 28 milhões em economia para os cofres públicos.

Wilson Lima também ressaltou a importância da parceria com a Anatel no processo de expansão da internet para o interior. Projetos como o Amazônia Conectado e o Conecta Amazonas já permitem que 100% dos órgãos públicos estaduais estejam integrados, e o próximo passo é levar a conectividade diretamente à população.

O evento também teve destaque internacional. Representantes da República Dominicana e da Colômbia participaram da abertura, reforçando cooperações já existentes em áreas como segurança e saúde nas regiões de fronteira, especialmente em Tabatinga, Letícia e municípios do Peru. O governador lembrou a importância de integrar esforços na vigilância em saúde e no combate ao tráfico de drogas nessas áreas.

Realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, o Amazon On terá dois dias de programação com oito painéis temáticos, abordando energias renováveis, inteligência artificial, financiamento da transição verde e os preparativos para a COP30, que acontece em Belém em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *