Defesa Civil realiza simulação de envio de alertas em Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba

Moradores de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba vão receber, neste sábado (20), a partir das 14h (horário local), mensagens de simulação do novo sistema Defesa Civil Alerta. A ferramenta foi desenvolvida para avisar a população em casos de risco de desastres naturais, como alagamentos, enchentes, deslizamentos e vendavais.

O recurso foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações. As notificações chegam diretamente aos celulares por meio da rede de telefonia móvel, acompanhadas de sinais sonoros, mesmo quando o aparelho estiver no modo silencioso.

O serviço é totalmente gratuito, não exige cadastro prévio e depende apenas da cobertura da operadora e da compatibilidade dos dispositivos com as tecnologias 4G ou 5G.

Durante a fase de teste, os celulares exibirão uma mensagem informando que se trata de uma simulação, acompanhada de um alerta sonoro. A experiência será realizada simultaneamente em 28 cidades de sete estados brasileiros, de acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O envio das notificações será feito pelas defesas civis estaduais, a partir de comando do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que acompanhará a ação no estado do Amapá.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância da iniciativa. “Mais um instrumento importante que se soma à estrutura que o estado já tem para monitoramento e prevenção de desastres climáticos”, afirmou na quinta-feira (18).

Além dessa nova tecnologia, permanecem ativos outros meios de comunicação de risco já utilizados no Brasil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. A principal diferença é que o Defesa Civil Alerta atua diretamente pela rede de telefonia móvel, ampliando a chance de atingir rapidamente pessoas que estejam em áreas de risco.


Como funcionam os tipos de alerta

O sistema vai operar com dois níveis de notificação: Extremo e Severo.

  • Alerta Extremo: indica risco imediato à vida ou à propriedade. O celular emite um som semelhante ao de uma sirene, mesmo em modo silencioso. Nesses casos, a recomendação é evacuar a área ou buscar abrigo de forma imediata.

  • Alerta Severo: aponta a possibilidade de ocorrência de desastres graves em até duas horas. Também representa ameaça, mas a população tem mais tempo para se preparar. O aviso será acompanhado de um sinal sonoro semelhante a um “beep” de SMS, indicando a necessidade de atenção e de preparação para possível evacuação.

Com a implementação do sistema, o governo pretende reforçar a prevenção e a resposta rápida diante de situações de emergência, reduzindo riscos e protegendo vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *