Brasil celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos com mais de 30 mil transplantes em 2024

O Brasil celebra em 27 de setembro o Dia Nacional da Doação de Órgãos, criado pelo Ministério da Saúde para conscientizar sobre a importância de um gesto capaz de salvar milhares de vidas. Em 2024, mais de 30 mil transplantes foram realizados no país, número que tende a crescer com o avanço da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), ferramenta lançada em abril e já utilizada por 237 pessoas no Amazonas.

A AEDO, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde, permite ao cidadão formalizar sua vontade de doar de forma gratuita e totalmente digital, por meio da plataforma e-Notariado. O documento é integrado à Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultado por profissionais de saúde autorizados, e pode ser revogado a qualquer momento. “Cada assinatura representa esperança para quem aguarda por um transplante. É uma forma de aproximar a população desse gesto de solidariedade”, destacou Marcelo Lima Filho, presidente do CNB/AM.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os transplantes realizados em 2024, os de rim (6.320) e fígado (2.454) lideram entre os órgãos sólidos, enquanto córnea (17.107) e medula óssea (3.743) são os mais frequentes entre os tecidos e líquidos. Com mais de 42 mil pessoas na fila por um transplante, a AEDO se consolida como um instrumento de conscientização e engajamento, reforçando, nesta data, a importância da decisão de doar.

*Com informações da Assessoria.

Por Camilla Dantas, da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *