Livro destaca prática nos Juizados Especiais e uso da inteligência artificial na advocacia

Professor e advogado Frank César apresentou o lançamento no programa Radar 98, da Jovem Pan News Manaus, nesta quinta-feira (25)

O professor e advogado Frank César foi o convidado desta quinta-feira (25) do Radar 98, da Jovem Pan News Manaus, para falar sobre o lançamento do livro “Manual Prática para a Advocacia nos Juizados Especiais Cíveis”. A obra, que já é aguardada por advogados em todo o país, oferece uma abordagem prática e atualizada para quem atua em ações rápidas e de baixo custo nos juizados.

Durante a entrevista, Frank revelou que trabalhou por um ano e meio na produção do manual. A inspiração, segundo ele, veio das dúvidas frequentes observadas em grupos de advogados e de uma sugestão de seus próprios alunos. “A proposta é oferecer um passo a passo para a atuação nos juizados, quase como uma receita de bolo, em que cada profissional pode acrescentar seu próprio tempero”, explicou o autor, reforçando que a ideia é entregar um guia direto e aplicável no dia a dia forense.

Um dos diferenciais do livro é a orientação sobre o uso estratégico da inteligência artificial. Frank destacou que muitos advogados ainda têm dúvidas ou fazem uso inadequado dessa tecnologia. “O livro ensina como fazer uma petição judicial utilizando a inteligência artificial, mas extraindo aquilo que vai te prejudicar, o que não te interessa”, afirmou. Para ele, o juizado especial é um ambiente em que a IA pode gerar ganhos de tempo e eficiência. “O juizado hoje é uma demanda simples, rápida, não envolve custos, uma das maiores demandas de pequeno valor, que às vezes não está atrelada ao valor em si, mas que trazem para o advogado uma receita pronta e para o cliente uma satisfação talvez até imediata. O tempo é encurtado, e nas demandas consumeristas, desaguam para lá, para esse microssistema da justiça”, completou.

Frank também aproveitou a conversa para deixar um alerta aos profissionais do Direito: a necessidade de atualização constante. “O principal conselho é: se prepare, se atualize, se recicle. Mantenha-se sempre informado. Quem se formou há 10 anos já viu várias mudanças nas leis, principalmente no juizado especial, que exigem atualização constante. Ainda é comum ver profissionais atuando e peticionando como faziam há uma década. A justiça, no entanto, é um verdadeiro camaleão: se adapta à tecnologia e à inteligência artificial, que antes gerava receio e hoje é uma grande aliada dos advogados”, reforçou.

Com lançamento previsto ainda para este ano, Manual Prática para a Advocacia nos Juizados Especiais Cíveis chega para se firmar como uma referência na área, combinando experiência prática, recursos tecnológicos e visão contemporânea. A obra se propõe a orientar desde profissionais em início de carreira até advogados experientes que desejam se adaptar às constantes mudanças do sistema jurídico.

 

 

Por João Paulo Oliveira, da Jovem Pan News Manaus

Foto: Erike Orteipp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *