Seleção italiana conquista pentacampeonato Mundial de Vôlei

A Itália se sagrou campeã do Mundial de Vôlei Masculino de 2025, neste domingo (28), nas Filipinas, após vencer a Bulgária por 3 sets a 1. A equipe conquista o bicampeonato consecutivo, tendo levantado o mesmo título em 2022, 1998, 1994 e 1990.

Mesmo com a prata, a Bulgária obteve sua melhor campanha dos últimos anos, encerrando um jejum de 55 anos sem chegar à final.

O jogo

No primeiro set, a Itália conseguiu impor seu estilo de jogo sobre a seleção búlgara com tranquilidade. Erros de saque e de posicionamento fizeram com que a parcial terminasse em 25/21 para a Azzurra.

A segunda parcial foi marcada pela ótima atuação do ponteiro Aleksandar Nikolov, que fez os búlgaros crescerem na partida e diminuírem a vantagem do adversário, conquistada logo no início do set. Porém, a reação não foi capaz de parar o ataque comandado por Yuri Romanov, que fechou o set em 25/17.

Precisando vencer para se manter viva na grande final, a Bulgária partiu para o “tudo ou nada” no terceiro set. O time mudou a narrativa imposta até então, conseguiu sair na frente e pressionou a Itália durante toda a parcial. Com muita agressividade nos ataques de Aleksandar Nikolov, que somava 22 pontos até aquele momento da partida, a Bulgária retomou a confiança e fechou o set em 25/17.

A sequência da partida foi novamente marcada pela ampla dominância dos italianos. O time abriu vantagem de 9 a 3 logo no início do quarto set, destruindo as chances de reação da Bulgária, que até tentou pressionar a adversária, mas parou nos sete pontos de saque de Bottolo, que garantiu o título do bicampeonato para a Itália após o marcador registrar 25/10.

Terceiro lugar

Antes da decisão, o terceiro lugar foi disputado por Polônia e República Tcheca, que duelaram pelo bronze. O sacador mais rápido do mundo, Leon, dominou o jogo e liderou os poloneses com 26 pontos na vitória por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 23/25, 25/22 e 25/21.

Seleção Brasileira

O Brasil se despediu da competição ainda na fase de grupos, sem sequer disputar o mata-mata. De quase classificado — com duas vitórias nas primeiras rodadas — a equipe acabou eliminada por conta da combinação de dois resultados: perdeu para a Sérvia por 3 a 0 e a República Tcheca venceu a China por 3 a 0, deixando a seleção com sua pior colocação em mundiais, considerando os torneios no masculino e no feminino: 17º lugar.

Apesar da decepção, o resultado não afetou o posicionamento da seleção no Ranking Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), mantendo o Brasil na 3ª posição, atrás de Polônia e Itália, respectivamente.

 

Da Redação da JP News Manaus, Victoria Medeiros

Foto: Divulgação / Volleyball World

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *