Em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado nesta segunda-feira (29), o estado do Amazonas destaca um dos programas que vem ganhando espaço na área da saúde preventiva: o RespirAR, voltado para a promoção da qualidade de vida por meio de atividades físicas supervisionadas.
O Dia Mundial do Coração é promovido globalmente pela Federação Mundial do Coração e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, iniciativas de prevenção ganham relevância diante do aumento de casos ligados ao sedentarismo e alimentação inadequada.
Com 14 núcleos em funcionamento na capital, o programa atende diferentes faixas etárias, com foco em públicos mais vulneráveis a doenças crônicas, como idosos, hipertensos, diabéticos e pessoas com obesidade.
As aulas incluem pilates, ginástica funcional, alongamento e acompanhamento multiprofissional.
“Tenho vários problemas de saúde, entre eles hipertensão, diabetes e questões cardíacas. Meus filhos sempre se preocuparam comigo e me incentivaram a procurar um espaço seguro e acessível. Aqui encontrei acolhimento, custo zero e uma equipe preparada. Mesmo após poucas aulas sinto diferença já e percebo que essa rotina será muito importante para mim”, destacou Elizabeth Barbosa Braga, dona de casa e participante do programa.
O RespirAR foi criado em 2021 e soma mais de meio milhão de atendimentos até este ano. A iniciativa tem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O secretário da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, comentou a importância do projeto no contexto da data. “O RespirAR é um exemplo de política pública que transforma vidas, promovendo saúde preventiva e qualidade de vida para a população. No Dia Mundial do Coração, reforçamos nosso compromisso em seguir ampliando o acesso a iniciativas que cuidam do bem-estar e incentivam hábitos saudáveis”, afirmou.
Com informações da Assessoria de Comunicação*
Da redação da JP News Manaus, Victoria Medeiros
Foto: Arthur Castro/Secom