Ministro Alexandre de Moraes toma posse como vice-presidente; cerimônia está sendo transmitida ao vivo pela Rádio e TV Justiça e YouTube
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza neste momento a sessão solene de posse do ministro Edson Fachin como presidente da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Alexandre de Moraes também está sendo empossado como vice-presidente do STF. A cerimônia conta com a presença de autoridades dos três Poderes, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente. A solenidade está sendo transmitida ao vivo pela Rádio e TV Justiça e pelo canal oficial no YouTube.
A sessão foi aberta pelo atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, seguida pela execução do Hino Nacional com o Coral Supremo Encanto, formado por servidores e colaboradores do Tribunal. O ministro Fachin fez a leitura do termo de compromisso e foi oficialmente empossado após assinatura do termo de posse pela diretora-geral do STF, Fernanda Azambuja. Alexandre de Moraes também leu seu termo de compromisso e assinou o termo de posse como vice-presidente.
Durante a cerimônia, a ministra Cármen Lúcia fez o discurso de saudação, seguido por pronunciamentos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o amazonense Beto Simonetti. Fachin encerra os discursos. Após a posse, os novos presidente e vice-presidente recebem cumprimentos no Salão Branco do STF.
Com informações da assessoria
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus