Operação Águia reforça policiamento no Centro de Manaus durante o mês de outubro

Ação da Polícia Militar do Amazonas conta com efetivo especializado, novas tecnologias e viaturas para aumentar a segurança na área central da capital

Manaus (AM) – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deu início, na manhã desta quarta-feira (1º/10), à Operação Águia, com foco no reforço do policiamento ostensivo e preventivo no Centro de Manaus. A operação foi lançada oficialmente na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia, com a presença do efetivo que atuará durante todo o mês de outubro.

A iniciativa tem como objetivo reduzir os índices criminais e aumentar a sensação de segurança para moradores, comerciantes, turistas e demais frequentadores da região central da capital amazonense.

A operação mobiliza efetivos da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) – responsável pelo policiamento da área –, além de unidades especializadas como Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon) e Ciclopatrulha.

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a operação será intensificada ao longo do mês com atuação estratégica em pontos turísticos e comerciais.

“Trouxemos o apoio operacional da Rocam, Cavalaria, Força Tática e Ciclopatrulha, tudo isso com o objetivo de trazer mais segurança para a população que frequenta o Centro da cidade”, afirmou o coronel.

Ações integradas e tecnologia no combate ao crime

A Operação Águia também conta com o apoio do Regimento de Policiamento Montado (RPMon), que já atua na região há seis meses por meio da Operação Lança. Agora, essas ações serão integradas, com foco em presença policial e monitoramento constante.

Além do reforço humano, a operação também recebe apoio de investimentos em tecnologia e equipamentos entregues pelo Governo do Amazonas às forças de segurança. Entre as novidades, estão as viaturas equipadas com o Sistema Paredão, capaz de realizar leitura automática de placas veiculares, o que contribui no combate a crimes como roubo e furto de veículos.

Outro reforço é o uso das motocicletas BMW F900cc, entregues em maio deste ano, que agora passam a ser utilizadas pelas equipes da Rocam.

“Essas motocicletas garantem mais agilidade e pronta-resposta nas ações policiais, principalmente em áreas de difícil acesso para viaturas convencionais”, destacou Klinger Paiva.

A expectativa é que a Operação Águia amplie o alcance do policiamento e contribua de forma significativa para a segurança pública no Centro de Manaus durante o mês de outubro.

Com informações da assessoria

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *