Um forte temporal atingiu a capital amazonense no fim da manhã deste domingo (5) e provocou alagamentos em diversas ruas da região central de Manaus. As águas invadiram vias e calçadas, deixando motoristas e pedestres presos, além de causar transtornos no comércio e no trânsito da área.
Segundo vídeo publicado nas redes sociais oficiais da prefeitura de Manaus, o Prefeito David Almeida, disse que “choveu aproximadamente 49 milímetros, sendo que, o esperado pelas autoridades locais era de 10 à 20 milímetros.”
Ou seja, choveu mais que o dobro da média prevista.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o impacto do temporal em vários pontos da cidade. Na rua Saldanha Marinho (centro), um motorista ficou praticamente “ilhado” ao tentar atravessar a via completamente tomada pela água.

Ainda no centro de Manaus, na avenida Getúlio Vargas, que costuma ser parcialmente liberada para atividades de lazer aos domingos, também foi atingida, com trechos completamente alagados, comprometendo a circulação de pessoas e veículos.
Outra gravação mostra a situação crítica em frente a uma loja, também no Centro. Na entrada do estabelecimento, aparecem diversos clientes buscando abrigo para fugir da forte chuva e rajadas de vento.
Na feira do São Jorge, recentemente reformada e liberada ao público, parte do teto desabou e o volume d’água também surpreendeu quem estava no local; veja vídeo:
Atualização de dados sobre as chuvas
De acordo com dados do radar meteorológico da REDEMET, há intensa formação de nuvens carregadas sobre Manaus,?Região Metropolitana e municípios próximos. Apesar disto, alertas de alagamentos e vendavais não foram emitidos pela Defesa Civil do Amazonas.
Em resposta a equipe de reportagem da Jovem Pan News Manaus, a Assessoria de Comunicação da defesa civil Manaus, informou que o atendimento de ocorrências estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Ainda segundo a Defesa Civil do Amazonas, em casos de riscos graves, dois alertas podem ser enviados:
Severo, que ndica situação de risco alto, mas ainda com possibilidade de prevenção ou mitigação, com aviso sonoro leve com adoção de medidas de segurança e Extremo, que indica risco muito alto e iminente, com grande potencial de danos à vida e ao patrimônio, com aviso sonoro como sirene com evacuação imediata.
Previsão para hoje (05/10)
A previsão é de pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte, acompanhadas de ventos, raios e possibilidade de novos alagamentos ao longo do restante do dia e noite. A situação pode mudar a depender da continuidade ou trégua das chuvas nas próximas horas.
por Victoria Medeiros da redação da Jovem Pan News Manaus*
Revisão: Tatiana Sobreira
Foto: Reprodução