O varejo brasileiro deve movimentar cerca de R$ 16,73 bilhões neste Dia das Crianças (12 de outubro), segundo pesquisa de Intenção de Compras 2025 realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
O levantamento aponta que 70% dos consumidores planejam fazer compras para a data, com gasto médio de R$ 297, valor R$ 46 menor que o registrado no ano passado. Mesmo com a retração no poder de compra, o Dia das Crianças continua sendo uma das datas mais simbólicas e afetivas do varejo nacional.
Entre os entrevistados, 37% afirmam que vão gastar mais do que em 2023, motivados pela vontade de comprar um presente melhor (43%) e pela percepção de aumento de preços (37%). Roupas e calçados lideram as intenções de compra (43%), seguidos por bonecas e bonecos (36%) e jogos educativos (26%).
A forma de pagamento à vista deve predominar (85%), com o PIX como principal meio (50%). Ainda assim, 40% pretendem parcelar, principalmente no cartão de crédito. Já o prazer em ver as crianças felizes (32%) aparece como o principal motivo para as compras.
No Amazonas, comércio prevê R$ 57 milhões em vendas e consumidores mais confiantes
Em Manaus, o comércio deve movimentar cerca de R$ 57 milhões durante o período, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). O valor representa um crescimento de 3,4% em relação a 2024, com ticket médio de R$ 175 por presente.
Os brinquedos (54%) lideram as intenções de compra entre os consumidores amazonenses, seguidos por calçados (46%) e vestuário (42%). Os shoppings (38%) e o comércio do Centro (35%) concentram a maior parte das vendas, impulsionadas pelas promoções e ambientações temáticas.
Segundo a pesquisa, 92% dos consumidores manauaras pretendem comprar presentes, demonstrando otimismo e disposição em movimentar a economia local.
O Dia das Crianças está chegando e vai ser um dos melhores dos últimos cinco anos. Nós teremos 3,4% de crescimento, um ticket médio de R$ 175, e R$ 57 milhões devem ser injetados no comércio neste período, desta vez, o item mais procurado será o brinquedo — o que é excelente. Geralmente, as compras se concentram em vestuário, mas a criança quer brincar, quer se divertir. ” destacou Ralph Assayag, presidente da CDL Manaus.
Setor varejista reforça otimismo e estrutura
Para o diretor de operações da Tropical, Erick Bandeira, o segundo semestre começou aquecido, e o Dia das Crianças deve consolidar o bom momento do varejo após um ano de retomada gradual.
“O Dia das Crianças desta semana está muito especial. Ele abre as vendas da reta final do ano, e o segundo semestre já começou bem. Este ano tivemos um incremento considerável na quantidade de pessoas e de vendas, especialmente na busca por brinquedos, que continuam sendo a preferência número um, acreditamos que este Dia das Crianças será muito melhor que o do ano passado.” destacou Bandeira.
Consumo afetivo e termômetro do fim de ano
Mesmo em meio às restrições financeiras, o Dia das Crianças segue como um dos principais termômetros para o desempenho do varejo até o Natal. A data mobiliza o comércio, ativa o setor de serviços e reforça o vínculo emocional entre famílias e consumo.
Para lojistas e entidades, o equilíbrio entre emoção e planejamento comercial será o diferencial desta temporada — garantindo que o carinho em forma de presente também represente oportunidade de crescimento econômico e confiança no setor.
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus