Belém (PA) registrou, neste sábado (11), a Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, parte das celebrações da 233ª edição da festa. A imagem Peregrina saiu às 9h do Trapiche do Distrito de Icoaraci rumo à Escadinha da Estação das Docas, a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, responsável pela organização e controle da romaria.
Cerca de 50 mil pessoas e mais de 400 embarcações participaram do trajeto, que durou aproximadamente duas horas e percorreu 10 milhas náuticas, cerca de 18,5 km. A chegada da Imagem Peregrina à Escadinha (Praça Pedro Teixeira) foi marcada por honras de Chefe de Estado, conforme a lei estadual de 1971 que proclamou Nossa Senhora de Nazaré Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
Na sexta-feira (10/10), a maior procissão em extensão, com a imagem peregrina, percorreu 52,3 km sem registro de incidentes. Neste sábado, também ocorreram a procissão rodoviária de 24 km antes da Romaria Fluvial e a moto romaria. À noite, a Trasladação teve duração de cerca de cinco horas e meia, antecipando a principal procissão do Círio, que começou no domingo (12), a partir das 6h, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas.
O Círio de Nazaré, considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, reforçou a devoção do povo paraense em sua 233ª edição, reunindo milhares de fiéis em Belém e na região metropolitana.
Ver essa foto no Instagram
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus