Arcebispo de Aparecida pede que políticos votem em leis pelos pobres

Dom Orlando Brandes fez o apelo durante missa em homenagem à padroeira do Brasil
Dom Orlando Brandes celebra missa em Aparecida e pede atenção dos políticos aos mais pobres - Foto: Reprodução/ Facebook/ Santuário Nacional de Aparecida

Durante a missa das 8h deste domingo (12), no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o arcebispo Dom Orlando Brandes direcionou parte da homilia aos políticos eleitos, pedindo que as decisões no Congresso Nacional considerem as necessidades da população mais vulnerável.

O arcebispo destacou que a falta de sensibilidade com os mais pobres ainda é um desafio no país.

“Para muitos, os pobres são invisíveis, não se vê, não se tem sensibilidade. Para outros, são criticados, chamados de vagabundos. Para outros, não se importam com os pobres. Que a Mãe Aparecida nos ajude e que os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, favoráveis aos pobres”, disse Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

Dom Orlando Brandes também destacou a necessidade de reduzir as desigualdades sociais e pediu que os católicos reflitam sobre suas próprias limitações.

“Vamos pedir duas esperanças para o povo brasileiro. Primeiro, a diminuição da pobreza. Quando diminui a pobreza, nós vamos experimentando o que é a paz, o que é a convivência e o que é vida. A segunda esperança é que diminuam as desigualdades sociais, que são muitas, mas é possível diminuí-las”, destacou Dom Orlando Brandes.

Durante a homilia, Dom Orlando ainda pediu que os fiéis “quebrem as correntes das ideologias, do mal, do álcool, das drogas e de tantas outras correntes”.

Presidente em exercício acompanha celebração

Após a missa, Geraldo Alckmin comentou o sermão do arcebispo e falou sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Roma, onde será recebido nesta segunda-feira (13) pelo Papa Francisco.

“Acho que este será um encontro importante para a paz, para a diminuição da pobreza no mundo e erradicação da fome”, declarou Geraldo Alckmin, presidente da República em exercício.

Ao ser questionado sobre a homilia de Dom Orlando, Alckmin afirmou que o país avançou, mas ainda precisa continuar combatendo a pobreza.

“Acho que nós avançamos. Diminuímos a pobreza, saímos do Mapa da Fome. Mas essa é uma tarefa que nunca vai terminar. É importante cada dia avançarmos mais no sentido de melhorarmos a qualidade de vida da nossa população”, disse Alckmin.

Festa da Padroeira reúne milhares de fiéis

A Festa da Padroeira do Brasil é considerada um dos principais eventos católicos do país. Segundo levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, cerca de 450 mil pessoas participaram da celebração em Aparecida neste ano.

Entre os participantes, aproximadamente 40 mil romeiros chegaram à cidade a pé para cumprir promessas, agradecer ou pedir graças.

“Com pés machucados, eles não perderam a esperança e chegaram”, declarou o arcebispo Dom Orlando Brandes.

A Secretaria de Turismo estima que a festa tenha movimentado R$ 168,8 milhões em receitas diretas para o município e a região.

 

Com informações da Agência Brasil.

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *