Com um desempenho de alto nível e superando marcas pessoais, os nadadores Caio Arcos e Elysa Maia conquistaram cinco medalhas para o Amazonas na natação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025. A competição, considerada a maior do esporte universitário da América Latina, está sendo realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, e segue até o dia 18 de outubro.
Representando a Faculdade Estácio, Caio Arcos subiu ao pódio três vezes: duas como campeão e uma como vice. O amazonense de 21 anos garantiu ouro nas provas de 200 metros Costas e 50 metros Costas, além de levar a prata nos 100 metros Costas, superando os resultados obtidos na edição anterior do evento.
“Minha principal competição do ano é o Campeonato Brasileiro de Natação, então poder disputar o JUBs e garantir essas três medalhas é uma prova de que estou no caminho certo. Esse ano, o nível estava mais alto, mas deu tudo certo e pude contribuir positivamente com essas conquistas”, afirmou o atleta, que cursa Engenharia de Software e destacou a importância do evento para o desenvolvimento do desporto universitário.
Também representando o Amazonas, Elysa Maia, da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), voltou a se destacar entre os melhores do país. A nadadora de 24 anos, natural de Manacapuru e acadêmica de Medicina da Afya, conquistou duas medalhas de bronze nas provas de 100 e 200 metros Costas, além de melhorar sua marca pessoal nos 50 metros.
“Estou muito feliz, de verdade. Tive um treinamento específico intenso durante quatro meses, além da academia, e conciliar tudo isso com os estudos foi uma loucura, mas essa é a minha principal competição do ano, então valeu à pena toda dedicação”, disse Elysa, comemorando sua evolução.
Segundo a nadadora, o nível da competição tem aumentado a cada edição, o que a motiva a continuar investindo em sua preparação. “Cada edição é um desafio diferente e tenho buscado estar pronta para enfrentá-los. Pude melhorar minha marca pessoal nos 50 metros Costas e consegui o bronze, o que foi muito importante para mim, já que em 2024 acabei ficando fora do pódio nessa prova. Agora é comemorar as conquistas e continuar firme nos treinamentos para os JUBs 2026”, ressaltou.
Em sua 73ª edição, os Jogos Universitários Brasileiros reúnem mais de sete mil estudantes-atletas, representando 312 instituições de ensino superior de todo o país. São 22 modalidades em disputa e uma estrutura que envolve técnicos, dirigentes, árbitros, voluntários, comissões organizadoras e profissionais do esporte de alto rendimento.
As performances de Caio e Elysa reforçam a força da natação amazonense no cenário universitário nacional e mostram que, com dedicação e suporte, é possível equilibrar estudos e alto desempenho esportivo.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Fotos: Divulgação /Faud






