TCE-AM alerta municípios sobre risco de perder repasses do Fundeb-VAAR

Órgão reforça que falta de credenciamento junto ao MEC pode impedir acesso a recursos da educação básica

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) alertou as prefeituras do estado sobre a necessidade de concluir o credenciamento no Ministério da Educação (MEC) para garantir o repasse da Complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), uma das parcelas do Fundeb voltadas ao financiamento da educação básica.

O aviso ocorre em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e tem o objetivo de evitar que municípios fiquem sem acesso aos recursos. A complementação VAAR deve movimentar mais de R$ 6 bilhões em 2026, voltados à melhoria da gestão educacional, da aprendizagem e à redução das desigualdades regionais.

Prazo e pendências

De acordo com o MEC, 98,8% dos municípios brasileiros já aderiram à fase inicial de habilitação, mas cerca de 600 ainda não concluíram o credenciamento no módulo “Fundeb-VAAR-Condicionalidades” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O prazo é de 15 dias corridos a partir da notificação.

As exigências estão previstas na Lei nº 14.113/2020 e incluem ações ligadas à gestão democrática, à aplicação do ICMS Educacional e à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Situação no Amazonas

No Amazonas, o TCE-AM, por meio do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE), notificou as prefeituras sobre o prazo para envio das informações, que se encerrou em 15 de setembro, conforme a Resolução CIF nº 18/2025.

Entre os municípios amazonenses, apenas Parintins ainda não concluiu o processo de adequação. O Tribunal reforça que o preenchimento correto das informações é o que garante o acesso aos recursos federais e a continuidade dos investimentos na educação básica.

Orientações e materiais de apoio, como tutoriais em vídeo, guias em PDF e canal de atendimento via WhatsApp, estão disponíveis neste link.

Com Informações do Tribunal de Contas do Amazonas 

Por João Paulo Oliveira, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *