Pesquisadores da UFPE desenvolvem teste rápido para detectar bebidas adulteradas

Nariz eletrônico identifica metanol e outras adulterações em bebidas alcoólicas em até 60 segundos
Equipe do Centro de Informática da UFPE apresenta o nariz eletrônico capaz de detectar adulterações em bebidas alcoólicas durante a Rec’n’Play 2025, em Recife - Foto: divulgação UFPE

Pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram um nariz eletrônico capaz de identificar a presença de metanol e outras adulterações em bebidas alcoólicas. O equipamento analisa uma única gota da bebida e reconhece odores diferentes em relação à bebida original em até 60 segundos, com margem de segurança de 98%.

Segundo o professor Leandro Almeida, a tecnologia transforma aromas em dados que alimentam um sistema de inteligência artificial capaz de identificar a assinatura olfativa de cada amostra. Bebidas verdadeiras são usadas para calibrar o equipamento antes de apresentar versões adulteradas. Além de detectar metanol, o dispositivo identifica diluição em água ou outras adulterações.

“O nariz eletrônico transforma aromas em dados. Esses dados alimentam a inteligência artificial que aprende a reconhecer a assinatura do cheiro de cada amostra”, destacou Leandro Almeida.

O nariz eletrônico foi desenvolvido inicialmente para o setor de petróleo e gás, para avaliar o odorizante do gás natural, mas pode ser aplicado na análise de alimentos, bebidas e ambientes hospitalares. Segundo Almeida, ele pode verificar a qualidade de café, carne, peixe, óleo de soja e outros produtos.

O grupo de pesquisa estuda formas de aplicar a tecnologia em bares, restaurantes e adegas, com totens acessíveis ao cliente, equipamentos portáteis para fabricantes ou até uma versão individual, como uma “canetinha” para o consumidor testar a bebida ou alimento.

Até o momento, a versão para bebidas alcoólicas foi testada apenas em laboratório. A implementação comercial exigiria investimento estimado em R$ 10 milhões e testes em ambiente real. A tecnologia foi apresentada na Rec’n’Play 2025, festival de inovação e tecnologia realizado no Porto Digital, em Recife, que começou na quarta-feira (15) e termina neste sábado (18).

 

Com informções da Agência Brasil.

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *