Cerca de 30 quelônios e 26 ovos de tracajá foram apreendidos durante uma operação de fiscalização no rio Solimões, nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), na manhã de segunda-feira (20/10). Os animais estavam escondidos em sacos de estopa dentro de uma embarcação que seguia de Juruá para a capital amazonense.
A ação foi realizada por equipes da Base Arpão 2, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Um homem de 29 anos foi preso e autuado por crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, que trata da captura, transporte ou comercialização ilegal de animais silvestres.
Durante a revista na embarcação F/B Araber IX, os policiais encontraram os animais em cima da câmara frigorífica. No total, foram apreendidos cinco tracajás adultos e 25 filhotes, além dos 26 ovos. O suspeito afirmou que o transporte seria destinado a familiares, mas não apresentou autorização para o manejo e transporte da fauna silvestre.
O transporte e o comércio irregular de espécies nativas representam um risco direto à fauna amazônica. Esse tipo de fiscalização é essencial para conter o tráfico de animais e proteger os ecossistemas dos rios do interior”, informou a equipe da Base Arpão 2, em nota.
O homem e o material apreendido foram encaminhados ao cartório da Base Arpão 2, onde a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deu continuidade aos procedimentos legais.
Após avaliação, os animais foram considerados saudáveis e devolvidos à natureza.
A Base Arpão 2, instalada em 2022, atua de forma integrada no combate ao tráfico de drogas, contrabando, garimpo ilegal e crimes ambientais nos rios da região do Médio Solimões, em parceria com órgãos de segurança estaduais e federais.
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus