A nova pesquisa do “Direto ao Ponto Pesquisas”, divulgada hoje (22/10) e mostra um cenário de equilíbrio na corrida para o Senado Federal no Amazonas. O levantamento indica empate técnico entre Wilson Lima, Eduardo Braga e Capitão Alberto Neto, que aparecem entre os nomes mais citados pelos eleitores, seguidos por Plinio Valério, Marcelo Ramos e Marcos Rotta.
O levantamento também perguntou aos eleitores sobre a composição ideal do Senado Federal. Para 42%, o ideal seria ter dois senadores independentes, sem vínculo ideológico direto. Outros 26% preferem senadores alinhados à direita, enquanto 12% optaram por um de cada lado, e 7% declararam preferência por nomes ligados à esquerda.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 8 de outubro de 2025 e ouviu 2.024 eleitores em Manaus e 16 municípios do interior do Amazonas, entre eles: Coari, Parintins, Tefé, Manacapuru e Itacoatiara. A margem de erro é de 2,25 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%, a pesquisa foi protocolada no TRE Amazonas.
Ainda de acordo com os resultados da pesquisaa, 15% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam em quem votariam para o Senado se as eleições fossem hoje, o que demonstra um alto índice de indecisos. Outros 20% disseram que votariam em branco ou nulo.
Disputa pela Câmara dos Deputados Federal
A pesquisa também avaliou o possível cenário para deputado federal no Amazonas. Os nomes de Sargento Salazar, Roberto Cidade, Amom Mandel, Coronel Menezes e Arthur Virgílio Neto aparecem entre os mais lembrados pelos eleitores. O índice de brancos e nulos foi de 2%, enquanto 1% não soube responder.
Terceiro cenário: Deputado Estadual do Amazonas
O cenário para a eleição de deputado estadual no Amazonas segue indefinido, conforme aponta a pesquisa. De acordo com o levantamento, Sargento Salazar lidera a intenção de voto espontânea com 1,4% das citações, seguido por Roberto Cidade (1,1%) e Carlinhos Bessa (0,5%).
Outros nomes lembrados pelo eleitorado incluem Dra. Mayara (0,5%), Comandante Dan (0,4%), Joana Darc (0,4%), Rodrigo Guedes (0,4%), Cabo Maciel (0,3%), David Reis (0,3%) e Dr. George Lins (0,3%)
Ainda segundo a pesquisa, 81,6% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam em quem votariam, enquanto 1,7% declararam voto branco ou nulo. Outros candidatos somam 5,1% das intenções de voto.
Perfil dos entrevistados
O levantamento também traçou o perfil sociodemográfico da amostra, composta por 51% de mulheres e 49% de homens. A faixa etária predominante é de 25 a 44 anos (43%), seguida por 45 a 59 anos (24%) e 16 a 24 anos (17%). Pessoas com 60 anos ou mais representam 16% do público ouvido.
Em relação à escolaridade, 53% dos entrevistados possuem ensino médio completo ou incompleto, 32% têm até o ensino fundamental completo e 15% cursaram ou concluíram o ensino superior.
Quanto à renda familiar, 42% afirmaram receber até um salário mínimo, 28% entre um e dois salários, e 22% entre dois e cinco salários mínimos. Outros 5% declararam ganhar mais de cinco salários, enquanto 3% informaram estar sem renda ou desempregados.
Na distribuição religiosa, 44% se identificam como católicos, 39% como evangélicos, 5% seguem outras religiões e 12% afirmaram não ter religião.
A pesquisa ouviu eleitores de todas as zonas de Manaus.
Fonte: Direto ao Ponto
Foto: Direto ao Ponto e Agência Brasil
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus