O presidente do Sinduscon-AM, Frank do Carmo Souza, participou do programa Minuto a Minuto, apresentado pelo Jornalista Caubi Cerquinho, na Jovem Pan News Manaus e apresentou as novidades da Construnorte 2025, que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro, das 14h às 21h, no Studio 5 Centro de Convenções.
Segundo o dirigente, a feira deste ano promete ser a maior da história do setor no Norte do país, reunindo 80 empresas expositoras e expectativa de 15 mil visitantes.
A edição de 2024 foi um sucesso, com mais de 50 expositores e cerca de R$ 50 milhões em negócios. Agora, projetamos superar os R$ 80 milhões em transações, com um público diversificado, desde empresários até consumidores finais”, afirmou Frank do Carmo.
Tecnologia e sustentabilidade em destaque
O presidente destacou ainda que a feira será um palco de inovação e tendências, com foco em industrialização da construção, tecnologias limpas e soluções sustentáveis. Entre os destaques, estão as formas metálicas, o sistema steel frame e materiais fotovoltaicos que reduzem o tempo e o custo das obras.
A industrialização é o futuro da construção civil. Quanto mais tecnologia, mais produtividade e menos desperdício. A ideia é mostrar que dá para construir melhor, com eficiência e respeito ao meio ambiente”, ressaltou.
Inclusão e qualificação profissional
O projeto “Elas Constroem” será mais um destaque da feira que incentiva a participação feminina no setor, especialmente nas áreas de acabamento, pintura e eletricidade. Além disso, o evento contará também com a presença do SECONCI (Serviço Social da Indústria da Construção) com apresentação de ações voltadas à segurança do trabalho e à capacitação profissional.
Nunca vai faltar emprego na construção civil. É um setor que acolhe desde quem está começando como servente até quem busca especialização. A mulher tem conquistado cada vez mais espaço e competência nesse ambiente”, afirmou.
Rodadas de negócios e palestras técnicas
Além da exposição de produtos e equipamentos, a Construnorte 2025 vai oferecer rodadas de negócios, workshops e palestras no palco Saber. Entre os temas confirmados estão inteligência artificial aplicada à venda de imóveis, impactos da reforma tributária no setor, e ESG (Environmental, Social and Governance).
O evento contará com a presença de entidades reguladoras, como CREA-AM, CAU-AM, Mutua-AM, Confea, e Federação das Indústrias. Todas essas entidades juntas têm como foco ampliar o diálogo sobre desburocratização e integração institucional.
Esses encontros aproximam o setor público e o privado, ajudam a esclarecer normas e a reduzir a burocracia, que ainda encarece o custo da construção”, pontuou o presidente.
Construções verdes e incentivo à sustentabilidade
A edição deste ano também terá foco em empreendimentos sustentáveis, conhecidos como Green Buildings, que utilizam energia solar, iluminação natural, madeira certificada e reaproveitamento de água.
Segundo Frank, esses projetos já são realidade em Manaus e contam com incentivos municipais, como redução de IPTU e benefícios em outorgas.
Os materiais sustentáveis têm custo inicial maior, mas se pagam com o tempo. Essa é a mentalidade que queremos reforçar no setor: construir de forma responsável é investir no futuro”, explicou.
Parcerias e setor imobiliário
A participação de bancos e incorporadoras, incluindo a Caixa Econômica Federal e o estande do programa Amazonas Meu Lar, do Governo do Estado, estarão presentes para impulsionar o mercado imobiliário local.
É uma oportunidade para quem vai construir ou reformar conhecer novas tecnologias, comparar preços e fechar negócios direto com os fornecedores”, convidou o presidente.
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus