O Brasil e a Indonésia assinaram nesta quinta-feira (23), em Jacarta, uma série de acordos e memorandos de entendimento para ampliar a cooperação bilateral em áreas como agricultura, energia, comércio, educação, defesa, ciência e tecnologia. O encontro reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente indonésio, Prabowo Subianto.
Segundo o governo brasileiro, o comércio entre os dois países triplicou nas últimas duas décadas, alcançando US$ 6,5 bilhões. A Indonésia foi o quinto destino das exportações do agronegócio nacional em 2024.
Lula defende maior integração e confirma candidatura
Durante o encontro, Lula confirmou que disputará um quarto mandato presidencial em 2026. O presidente afirmou que pretende fortalecer a parceria com a Indonésia nos próximos anos e destacou a importância da cooperação entre as duas economias emergentes.
“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja por demais valorosa”, disse Lula.
O presidente também afirmou que os dois países devem ampliar o uso de moedas próprias nas transações comerciais e defender o multilateralismo nas relações econômicas globais.
“Indonésia e Brasil não querem uma segunda Guerra Fria. Nós queremos comércio livre e uma relação comercial justa, em que os dois países ganham”, destacou o oresidente do Brasil.
Prabowo propõe expansão comercial e ensino de português
O presidente Prabowo Subianto destacou o potencial econômico das duas nações e afirmou que o comércio entre Brasil e Indonésia pode atingir US$ 20 bilhões nos próximos anos.
“Brasil e Indonésia são duas forças econômicas que fortalecem o sul global. Hoje assinamos acordos significantes e queremos cultivar essa relação. O português será incluído entre as línguas prioritárias do nosso sistema educacional”, enfatizou Prabowo.
Posições comuns sobre Gaza, ONU e Brics
Durante a reunião, Lula e Prabowo defenderam uma reforma no Conselho de Segurança da ONU e reafirmaram posição conjunta em favor da criação de dois Estados como solução para o conflito entre Israel e Palestina.
“Nossos governos estão unidos contra o genocídio em Gaza e continuarão a defender a solução de dois Estados como único caminho possível para a paz no Oriente Médio”, disse Lula.
Lula ressaltou ainda a importância do Brics e da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20, que contou com o apoio da Indonésia.
Acordos incluem defesa e transição energética
Na área de defesa, o Brasil se comprometeu a colaborar com o desenvolvimento das capacidades estratégicas da Força Aérea da Indonésia. Os dois países também firmaram acordos sobre a gestão de minerais críticos e transição energética.
“O Brasil possui sólida base industrial militar e está disposto a contribuir para as necessidades estratégicas da Indonésia. Também dialogamos sobre a gestão soberana de minerais essenciais na transição energética”, concluiu o presidente brasileiro.
Com Informações do Agência Brasil
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus