Amazônia em foco: Inpa realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Programação gratuita oferece oficinas, exposições e visitas a laboratórios, aproximando escolas e famílias da pesquisa científica na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza até quinta-feira (23) a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com mais de 100 atividades gratuitas entre oficinas, exposições, jogos, palestras e visitas a laboratórios. O evento, que começou na terça (21), tem atraído estudantes, famílias e visitantes ao campus da instituição, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

A SNCT é uma oportunidade de aproximar a ciência da sociedade, derrubar mitos e fortalecer a confiança pública na pesquisa científica”, afirmou o diretor do Inpa, Henrique Pereira, durante a abertura.

Com 70 anos de trajetória científica, o Inpa tem papel central na produção de conhecimento sobre a Amazônia. O evento busca popularizar a ciência e estimular o interesse de jovens pela pesquisa, reforçando a importância do instituto na formação de pesquisadores e na divulgação científica.

Ciência e aprendizado na prática

Durante as visitas, o público pode conhecer de perto as coleções zoológicas e de invertebrados, participar de oficinas de bordado com elementos naturais, explorar receitas no espaço “Sabores da Floresta” e vivenciar o cotidiano dos cientistas no laboratório “Um dia de cientista”.

Entre os destaques, está o Projeto Harpia, que apresenta uma réplica em tamanho real do ninho do gavião-real, a maior águia das Américas.

A mostra ajuda a compreender o papel do gavião-real na manutenção da floresta e desperta o interesse pela conservação da biodiversidade amazônica”, explicou a pesquisadora Helena Aguiar.

A curiosidade de crianças e jovens tem sido um dos pontos altos do evento.

Eu nunca tinha visto uma garra de gavião-real de perto. Quero estudar mais e, quem sabe, trabalhar no Inpa um dia”, contou o estudante Paulo Ricardo da Silva, de 13 anos.


Educação e inclusão

A iniciativa também tem atraído famílias. A confeiteira Diana Rodrigues, que visitou o evento com o filho de cinco anos, ressaltou a importância de proporcionar experiências educativas fora da sala de aula.

Tudo o que eu puder fazer para despertar a curiosidade e o aprendizado do meu filho, eu farei. Essa visita é um sonho antigo e uma oportunidade única”, relatou.

Segundo a professora Carolina de Sá, da Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, o evento amplia o contato dos estudantes com as diferentes áreas do conhecimento.

Trazer nossos alunos é uma forma de mostrar a importância da ciência e apresentar novas possibilidades de carreira”, destacou.


Encerramento e seminários

Nesta quinta (23), a programação inclui uma sessão especial dos Seminários da Amazônia, com palestras de 20 minutos transmitidas pelo canal YouTube/@INPAdaAmazonia.

A edição deste ano também marcou o retorno do desfile de abertura, com 80 alunos da Escola Djalma da Cunha Batista e a Banda do 9º Distrito Naval, em um momento simbólico que reforçou o espírito de celebração da ciência e do conhecimento.

A programação ocorre das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Campus I, localizado na Avenida André Araújo, nº 2.936. A entrada é gratuita e deve ser agendada pelo site do Bosque da Ciência (link aqui).


Com informações Assessorias de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *