BR-319 e Foz do Amazonas: duas fronteiras do desenvolvimento amazônico em discussão

Durante entrevista à Jovem Pan News Manaus, o deputado estadual Dan Câmara falou sobre os desafios da pavimentação da BR-319 e sobre os debates em torno da exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O parlamentar destacou a importância da integração regional e da busca por soluções que conciliem desenvolvimento e preservação ambiental.

O programa “De Olho na Cidade”, apresentado por Tatiana Sobreira e Jackson Nascimento, recebeu o deputado estadual Dan Câmara (Podemos) para discutir temas estratégicos para o futuro da Amazônia. Entre os assuntos abordados, estiveram:

  • A pavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) ao restante do Brasil.
  • A exploração de petróleo na Foz do Amazonas, que tem gerado debates sobre impactos econômicos e ambientais.
  • Segundo o deputado, essas pautas representam “reflexões relevantes para o povo do estado do Amazonas”.

Comparação entre os ritmos de liberação

Durante a entrevista, Dan Câmara comentou a diferença entre o tempo de análise para a BR-319 e a rapidez na liberação de estudos sobre a Foz do Amazonas.

Nós temos uma BR que há cinco décadas passa por um processo de liberação apenas para repavimentação. E, de repente, um tema que há menos de cinco anos se começa a debater, que é a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, tem uma liberação célere, muito ágil”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que a questão vai além da infraestrutura, envolvendo também aspectos de qualidade de vida, logística e abastecimento da população amazônica.

Impactos sociais e econômicos

Dan Câmara lembrou que o isolamento terrestre do Amazonas tem consequências diretas sobre o dia a dia da população, especialmente em períodos críticos, como a pandemia e as estiagens severas.

Estamos falando de saúde, educação, suprimentos e do abastecimento da mesa do amazonense. É um direito básico, o direito de ir e vir, previsto na Constituição”, destacou.

Segundo ele, as dificuldades no transporte de produtos e insumos impactam:

  • O custo da cesta básica;
  • O funcionamento do Polo Industrial de Manaus;
  • O escoamento da produção local;
  • A qualidade de vida em diversas regiões do estado.

Situação atual da BR-319

O deputado relatou visitas feitas à rodovia, passando por trechos entre Manaus e Lábrea, onde observou precariedade e limitações na fiscalização ambiental.

É mais complicado realizar fiscalização com uma BR não pavimentada do que com ela pavimentada. A Polícia Rodoviária Federal, o Ibama e o ICMBio enfrentam grandes dificuldades de atuação”, explicou.

Entraves e caminhos possíveis

Ao ser questionado sobre os motivos da demora na repavimentação, Dan Câmara apontou que o debate precisa ganhar força em nível federal.

Esse debate deveria estar fervilhando no Congresso Nacional, porque é ali onde os maiores entraves estão acontecendo”, afirmou.

Como proposta, o deputado sugeriu a criação de um consórcio entre os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, inspirado na Lei dos Consórcios Públicos, para descentralizar responsabilidades e acelerar o processo.

“Transmitimos documentos ao Ministério dos Transportes, ao Ministério do Meio Ambiente e também à Presidência da República, buscando um modelo de gestão compartilhada que permita repavimentar a BR preservando o meio ambiente”, explicou.

Integração e desenvolvimento regional

Encerrando a entrevista, Dan Câmara reforçou que a BR-319 é essencial para a integração do Amazonas.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.

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