Obras em Parintins devem ampliar estabilidade no abastecimento de água

Sistema conta com mais de 60% da rede implantada e nove poços em operação; próximas entregas incluem quatro CRDs e nova etapa de perfuração

As obras dos Centros de Reservação e Distribuição (CRDs) e a implantação de novos poços do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) avançam para garantir maior estabilidade, pressão e continuidade no abastecimento de água em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. As entregas previstas até o início de 2026 devem consolidar um sistema capaz de operar 24 horas por dia em toda a área urbana.

O Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Além do saneamento, o programa engloba ações de urbanização e habitação no município.

Desde junho deste ano, quando a primeira etapa foi entregue, 26 quilômetros de rede já foram instalados — de um total previsto de 44 quilômetros — e nove poços profundos estão em operação, captando água livre de contaminação. O sistema segue em fase de ajustes operacionais junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, explica que o novo sistema está sendo conectado à rede existente, o que exige ajustes até a conclusão da estrutura de reservação.

Após a conclusão dos quatro CRDs, com toda a estrutura de reservação e distribuição, atingiremos a meta de proporcionar um regime de abastecimento durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O próximo passo é garantir estabilidade, qualidade e pressão adequadas no fornecimento”, afirmou.

O coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, destaca que eventuais interrupções noturnas são controladas para evitar rompimentos em períodos de baixa vazão.

Até a conclusão dos CRDs, pode ocorrer baixa pressão porque estamos conectados à rede existente e com capacidade limitada de reservação. As equipes estão atuando para amenizar essas situações”, disse.

Situação das obras

  • CRD 2 – Vitória Régia: cinco poços em operação e reservatórios em fase de conclusão

  • CRD 3 – Distrito Industrial: obras estruturais em andamento e um poço perfurado

  • CRD 1 – Palmares: um poço em operação

  • CRD 4 – Itaúna 2: dois poços interligados ao sistema

Esgotamento sanitário

O programa também avança na implantação da rede de esgoto, que contará com:

  • 34 quilômetros de tubulação

  • quatro estações elevatórias

  • uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

A infraestrutura vai beneficiar cerca de 12 mil moradores dos bairros Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Palmares, Francesa, Centro e Castanheiras.

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *