Brasil conquista duas medalhas de ouro no Mundial de Taekwondo em Wuxi

O Brasil conseguiu pela primeira vez uma medalha de ouro masculina em Campeonatos Mundiais de taekwondo. O fluminense Henrique Marques venceu o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na divisão até 80 kg, conquistando a segunda medalha dourada do país nesta edição, em Wuxi, na China. Maria Clara Pacheco também foi campeã mundial em sua categoria na última sexta-feira, após 20 anos.

Henrique Marques faz história

No primeiro round da final, Henrique venceu por 2 a 1. Ele conseguiu um chute no colete do chinês, que vale dois pontos. Marques estava bem concentrado na luta, apesar de Xiang ser mais alto. O único ponto que o brasileiro tomou foi por uma punição, cedido propositalmente para queimar relógio no fim do primeiro round.

No segundo round, Henrique conseguiu ter mais toques no colete do chinês. Apesar da pontuação ficar em 0x0, no quesito desempate, o brasileiro ficou com a vitória. Henrique conseguiu controlar bem o duelo e administrar a vantagem para a vitória histórica.

Para chegar na grande final, Marques passou por atletas de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia. No ranking mundial da categoria, ele ocupa atualmente o 7º lugar.

Maria Clara Pacheco repete feito histórico

Aos 22 anos, Maria Clara embarcou no Mundial da China como líder do ranking e principal cabeça de chave em sua categoria. Ela começou a campanha contra a portuguesa Leonor Correia, vencendo por 2 a 0, depois superou a espanhola Laura Rodriguez Marquina por 2 a 1 e a norte-americana Faith Dillon por 5 a 0, garantindo vaga na semifinal.

Para chegar à final, Maria teve que eliminar a atual campeã mundial. A brasileira derrotou a chinesa Luo Zongshi por 4 a 0 e passou para a decisão. Na final, contra Kim Yu-jin, garantiu a vitória por 2 a 0 e conquistou a segunda medalha de ouro da história do Brasil.

A última vez que o país tinha conquistado o título mundial foi com Natália Falavigna, há 20 anos, que também foi a primeira medalhista olímpica do Brasil no taekwondo, com bronze nos Jogos de Pequim, em 2008, na categoria +67 kg.

Próximos desafios

O Mundial de taekwondo será disputado até o dia 30 de outubro. Entre os brasileiros que ainda estão na disputa, destaque para Netinho, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, na categoria até 68 kg.

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: World taekwondo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *