A Prefeitura de Manaus manteve, nesta segunda-feira (27/10), uma programação especial de educação ambiental, mesmo com o ponto facultativo que antecede o feriado do Dia do Servidor Público. As atividades foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) em diferentes áreas da capital.
No sábado (25/10), cerca de 40 crianças de grupos de escoteiros visitaram a sede sustentável da Semulsp, na Compensa, zona Oeste, onde conheceram projetos que unem sustentabilidade e cidadania, como o lago ecológico com peixes e quelônios, viveiros, produção de pitaias e o Espaço Pet.
O tour também contou com a participação dos Garis da Alegria, que utilizam música, teatro e humor para reforçar mensagens sobre limpeza urbana e preservação.
Durante a visita, os escoteiros entregaram tampas plásticas e ração arrecadadas em parceria com o projeto social Amazon Eco Pet, como apoio às ações de cuidado animal realizadas pela secretaria.
Quando a gente trabalha cedo com os nossos jovens, estamos plantando as sementes de um mundo melhor. A reciclagem gera cuidado, consciência e oportunidades de emprego”, destacou Augusto Salomão Oliveira dos Santos, coordenador do Amazon Eco Pet.
Conscientização na rua e na praia
No domingo (26/10), a Semulsp participou da ação da faixa liberada na avenida Getúlio Vargas, promovendo atividades lúdicas com o público sobre descarte correto de resíduos.
Outro grupo realizou uma ação ambiental na praia da Ponta Negra, em parceria com voluntários da multinacional Jabil, com coleta de resíduos recicláveis e panfletagem educativa para banhistas.
Trabalho contínuo pela cidade
O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, afirmou que a educação ambiental tem papel decisivo no combate ao descarte irregular de lixo.
Nosso trabalho é diário. Não há feriado quando o assunto é cuidar de Manaus. Cada ação ajuda a construir uma cidade mais limpa, mais bonita e mais consciente”, disse.
Ele reforçou que as equipes atuam em escolas, praças, áreas de lazer e empresas, buscando ampliar o alcance das campanhas de preservação da cidade e do rio Negro.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus







