Obras da Ponte Brasil–Bolívia começam com previsão de entrega em 2028

Estrutura sobre o rio Mamoré deve fortalecer rotas de integração e comércio na Amazônia brasileira; Suframa acompanha projeto por impacto direto na região

A construção da Ponte Binacional Brasil–Bolívia, em Guajará-Mirim (RO), avançou uma nova etapa com o início oficial das obras, anunciado na última sexta-feira (17), em cerimônia na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Com 1,2 quilômetro de extensão e investimento de R$ 421,3 milhões, a estrutura está prevista para ser concluída em agosto de 2028.

O empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e será executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com o governo boliviano. A ponte deve facilitar o fluxo entre Guajará-Mirim e Guayaramerín, no departamento de Beni.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou que o projeto representa um acerto pendente entre os países desde o Tratado de Petrópolis, de 1903.

“É uma compensação histórica prevista há mais de um século e que agora se materializa, fortalecendo as relações comerciais”, declarou.

O Amazonas acompanha de perto o andamento das obras. Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), órgão que atua na região com incentivos fiscais e projetos de integração regional, participaram do evento. A autarquia avalia que a conexão deve ampliar o alcance logístico do polo econômico amazonense e diversificar rotas de escoamento.

“O projeto abre caminho para novas possibilidades comerciais com os países andinos e aproxima o Brasil dos portos do Pacífico”, afirmou Waldemar Albuquerque, coordenador regional da Suframa em Porto Velho.

Ele acrescentou que a infraestrutura poderá impulsionar negócios na fronteira amazônica e facilitar o trânsito de mercadorias que saem ou chegam ao estado.

O encontro em Guajará-Mirim reuniu autoridades brasileiras e bolivianas, representantes setoriais e empresários das áreas de fronteira. O governo boliviano informou que parte da via de acesso do lado do país já está asfaltada para absorver o crescimento do fluxo econômico e turístico esperado com a ponte.

A execução agora segue com frentes de trabalho simultâneas nas duas margens do rio Mamoré, com etapas de fundação e estrutura metálica programadas até 2028.

 

 

Com Informações da Agência Gov

 

Por João Paulo Oliveira, Jovem Pan News Manaus

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