Da sala de aula para o reconhecimento nacional: trajetória de professora amazonense inspira gerações

Com 23 anos de atuação na rede pública, a professora doutora Grace de Lourdes Cardoso, referência no ensino de Biologia no Norte, reforça que a educação transforma vidas e mantém alunos no centro da estratégia pedagógica

Comprometida com o modelo clássico da educação que forma cidadãos preparados para os desafios da vida real, a professora doutora Grace de Lourdes Cardoso vem consolidando uma carreira que conecta valores, disciplina e resultados. Atualmente, ela atua na Escola Estadual Professor Demostenes Belduque de Araújo Travessa, no Jorge Teixeira, e na EE Nathália Uchôa, no Japiim, entregando sempre o que chama de “alta performance socioeducacional” aos estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A consistência do seu trabalho garantiu a ela o título de Professora de Biologia do Ano de 2025 na Região Norte, honraria atribuída durante o 4º Encontro Regional de Ensino de Biologia (Erebio Norte), organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia. A premiação reforça o que já é percebido diariamente em sala de aula: seu impacto positivo na formação dos alunos.

Segundo a professora, a jornada profissional começou ainda no período acadêmico.

“Os meus primeiros passos foram como professora temporária no estado de Minas Gerais”, relembra Grace. “A partir dali, estabeleci como missão estratégica continuar contribuindo para o desenvolvimento humano por meio da educação.”

Um legado construído com resiliência

A história de Grace traz consigo uma narrativa de superação que se conecta com a essência da educação pública. Órfã aos cinco anos, ela precisou trabalhar desde cedo em casas de família. Só conseguiu ingressar nos estudos formais aos 20 anos. Mesmo assim, perseguiu com determinação seu projeto de futuro.

Em sua trajetória acadêmica, graduou-se em Ciências Biológicas e concluiu mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A vinda para o Amazonas ocorreu no doutorado, em Diversidade Biológica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No estado, estabeleceu raízes e desempenha, até hoje, sua missão de transformar vidas por meio da educação.

Estratégia pedagógica: estudante como protagonista

Grace aposta em metodologias onde o aluno assume papel central no processo de aprendizagem, fortalecendo soft skills essenciais para o futuro profissional, como comunicação, liderança e pensamento crítico. Oficinas, projetos culturais e rodas de conversa são exemplos de iniciativas que ampliam a autonomia dos estudantes.

“Eu acredito na educação porque foi ela que me transformou. Comecei a estudar tarde, mas nunca deixei que isso fosse um impeditivo para o meu desenvolvimento. A educação forma o ser humano e abre portas que antes pareciam inacessíveis”, destaca.

Um ativo valioso para a rede pública

Ao longo de 23 anos de atuação, Grace reforça valores clássicos do ensino: disciplina, respeito, dedicação e reconhecimento do mérito acadêmico. Sua trajetória se conecta ao propósito estratégico da rede estadual, que é ampliar oportunidades e garantir educação de qualidade para todos.

Sua atuação fortalece a percepção de que o conhecimento é o maior ativo que um indivíduo pode conquistar. Mais do que ensinar conceitos de Biologia, ela inspira trajetórias, orienta escolhas e humaniza a relação educacional.

 

 

 

 

Com Informações da Seduc-AM

 

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *