35 anos depois, Grêmio receberá taça da Supercopa do Brasil

O Grêmio viverá um momento de reparação histórica nesta quarta-feira (29). Em cerimônia na Arena do Grêmio, o clube gaúcho receberá, enfim, a taça da Supercopa do Brasil de 1990, título que conquistou há 35 anos, mas nunca havia sido oficialmente entregue. A homenagem será feita pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud.

A Supercopa do Brasil de 1990 marcou o início de uma competição que colocava frente a frente o campeão da Copa do Brasil e o campeão brasileiro do ano anterior. O Grêmio, vencedor da Copa do Brasil de 1989, enfrentou o Vasco da Gama, então campeão nacional, em dois jogos válidos também pela fase de grupos da Libertadores de 1990.

O Tricolor venceu o duelo em Porto Alegre por 2 a 0 e empatou sem gols em São Januário, assegurando a conquista do torneio. Apesar do feito, a taça nunca foi entregue ao clube, e “nunca houve uma explicação oficial do porquê o objeto nunca foi entregue.”

A CBF decidiu, recentemente, reconhecer oficialmente e reparar títulos históricos que não haviam sido devidamente celebrados. A taça recebida pelo Grêmio foi recriada com base no troféu entregue ao Corinthians pela conquista de 1991, mantendo o mesmo padrão estético e simbólico da época.

Na mesma linha de reconhecimento, a entidade já havia entregado, em agosto de 2025, as medalhas de campeões brasileiros de 1985 aos jogadores do Coritiba, que também não haviam recebido as condecorações na ocasião.

A entrega da taça encerra uma lacuna na história gremista e devolve ao clube o direito de celebrar oficialmente um de seus títulos nacionais.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: CBF / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *