Pelo quarto ano seguido, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas é finalista do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2025, uma das principais premiações de comunicação e relações públicas da América Latina. O órgão concorre nas categorias Cases Regionais do Ano e KPIs de Comunicação/Demonstração de Resultados. O anúncio dos vencedores será feito no dia 1º de dezembro, em São Paulo.
O projeto amazonense indicado é a campanha “A água tratada chega, a vida muda”, desenvolvida para divulgar o Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai) durante o Festival de Parintins 2025. A iniciativa reuniu ações educativas e interativas com o objetivo de aproximar a população das obras de saneamento e urbanização no entorno da Lagoa da Francesa — uma das principais intervenções ambientais em andamento no município.
De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a indicação reforça o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido na área de comunicação pública.
“Estar entre os finalistas de um prêmio nacional do porte do Jatobá já é motivo de celebração. É o reconhecimento ao trabalho de profissionais que se dedicam a dar transparência às ações do Estado e fortalecer a comunicação com a população”, afirmou o secretário.
A campanha destacou a entrega da primeira etapa do novo sistema de abastecimento de água, que solucionou a contaminação por metais pesados nos poços de Parintins. A estratégia também contou com estandes interativos, jogos educativos, espaços instagramáveis, cabine de brindes e atividades de educação ambiental, alcançando milhares de pessoas durante o festival. Segundo a UGPE, a ação gerou mais de 200 publicações espontâneas na imprensa, ampliando a divulgação das obras do Prosai.
Sobre o prêmio
Criado em 2017, o Prêmio Jatobá reconhece os melhores trabalhos de comunicação da América Latina, avaliando critérios como inovação, resultados mensuráveis e impacto social. A UGPE já figurou entre os finalistas em anos anteriores: em 2023, venceu duas categorias com o case “Amazonas Meu Lar – Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação”, e em 2024, concorreu com o plano de comunicação do Prosai Parintins.
Com Informações da Unidade Gestora de Projetos Especiais
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus



