Entre a noite de sexta-feira (31/10) e a madrugada deste sábado (1º/11), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou mais uma edição da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que resultou na autuação e notificação de bares e adegas em diferentes zonas de Manaus. As ações ocorreram nas zonas centro-sul, centro-oeste e norte da cidade.
A operação contou com o apoio de diversos órgãos estaduais e municipais, além do Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) e da Amazonas Energia. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que dois apresentaram irregularidades no bairro Redenção.
O primeiro foi autuado pela Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) e teve a energia elétrica suspensa pela Amazonas Energia por irregularidade. O segundo foi notificado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por não possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Já no bairro Águas Claras, outro estabelecimento também foi autuado pela ausência do mesmo documento.
Durante as inspeções, fiscais da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) identificaram bebidas vencidas e produtos adulterados.
Encontramos um estabelecimento com diversas bebidas vencidas, algumas desde fevereiro de 2024. Também identificamos outra adega com garrafas de gin alteradas, com modificações visíveis. Demos prazo para que os responsáveis se regularizem e possam voltar a operar normalmente”, explicou a fiscal Marimar Almeida, da FVS-RCP.
O delegado Osman Nasser, titular do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), destacou o impacto positivo da atuação conjunta entre os órgãos.
Quando chegamos, conseguimos fiscalizar tanto a parte criminal quanto a administrativa, além da segurança feita por órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária. Essa integração torna o trabalho mais eficiente e soluciona diversos problemas enfrentados pela sociedade”, afirmou.
Ação integrada
Além da SSP-AM, participaram da operação: Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), CBMAM, Secretarias Executivas Adjuntas de Inteligência (Seai) e de Gestão Integrada (Seagi), Sejusc, Seas, FVS-RCP, JIJI, Semseg, Visa Manaus, IMMU, Guarda Municipal e Amazonas Energia.
A Central Integrada de Fiscalização (CIF) tem como objetivo garantir o cumprimento das normas legais, sanitárias e de segurança, contribuindo para a ordem pública e proteção da população em estabelecimentos comerciais da capital amazonense.
Com informações da assessoria*
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus




