A Polícia Civil da Bahia (PCBA) deflagrou nesta terça-feira (4), a Operação Freedom, uma das maiores ações integradas de segurança pública já realizadas no estado. O objetivo é desarticular o braço armado e financeiro do Comando Vermelho (CV), que atua em diversos municípios baianos e também no Ceará.
Ao todo, 35 pessoas foram presas, sendo 33 na Bahia e duas no Ceará. A operação ainda prevê o cumprimento de mais de 90 mandados judiciais de prisão e busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela Justiça após meses de investigação conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Os alvos são integrantes da facção envolvidos em homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Civil, as investigações devem contribuir para elucidar dezenas de assassinatos registrados em Salvador e Região Metropolitana.
Entre os presos, está um homem apontado como líder do CV na capital baiana. Ele e a companheira, responsável por gerenciar o dinheiro da organização criminosa, foram capturados no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Durante a operação, a Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados, com o objetivo de enfraquecer a estrutura financeira do grupo.
Mais de 400 policiais civis e militares participam da ação, que envolve unidades especializadas como Draco, Denarc, Deic, Depom, Depin, DPMCV, Polinter e Core, além da Superintendência de Inteligência da SSP-BA, Denarc do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
As forças táticas — Bope, BPChoque, Batalhão Gêmeos, Apolo, Rondesp, Esquadrão Águia e Cipe/Polo — também estão mobilizadas.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Operação Freedom continua em andamento, e novas prisões podem ser realizadas nos próximos dias.
Ver essa foto no Instagram
Com informações da CNN*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus



