TSE julga pedido de cassação do governador do Rio de Janeiro

Ministério Público Eleitoral acusa Cláudio Castro de uso indevido de recursos públicos na campanha de 2022.
Governador Cláudio Castro durante agenda pública; TSE analisa pedido de cassação do mandato - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira (4) o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

O processo chegou à pauta uma semana após a Operação Contenção, realizada no Complexo da Penha, que resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais.

O MPE sustenta que Castro utilizou contratações temporárias em órgãos estaduais para favorecer sua campanha de 2022 com recursos públicos. A acusação cita 27 mil contratações na Ceperj e 18 mil na Uerj, supostamente feitas sem critérios e com pagamentos em dinheiro vivo.

Em maio de 2023, o TRE-RJ absolveu Castro por 4 votos a 3, ao entender que não havia provas suficientes de seu envolvimento direto. Para a maioria dos desembargadores, as irregularidades não alteraram o resultado das eleições.

O relator, desembargador Peterson Barroso Simão, votou pela cassação, alegando fraudes comprovadas e indícios de pagamentos a funcionários fantasmas e até presidiários.

Castro foi eleito em 2022 com 60% dos votos válidos, superando Marcelo Freixo (PSOL) por 2,6 milhões de votos. O julgamento no TSE pode confirmar a absolvição ou determinar a perda do mandato e inelegibilidade do governador.


Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *