Evento em Manaus e Tefé une ciência e música para valorizar compositor afro-brasileiro do século XIX

Com apoio da Fapeam, apresentações gratuitas celebram a obra de Lino José Nunes e promovem diálogo entre arte, pesquisa e história da música brasileira

A capital amazonense e o município de Tefé recebem, nos dias 6 e 7 de novembro, o espetáculo “Performance cênica para as três Modinhas Imperiais do compositor afro-carioca Lino José Nunes (1789–1847)”, que integra o programa Ciência +Art, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa busca unir ciência, arte e educação em um tributo à Música Imperial Brasileira, valorizando o legado do compositor e resgatando sua contribuição à formação cultural do país.

Promovido pela Faculdade de Artes (Faartes) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o evento tem entrada gratuita e faz parte da programação do 2º Seminário de Educação Musical da Faartes.
Em Manaus, a apresentação ocorrerá no dia 11 de novembro, às 19h, na Sala 6 do Bloco Mário Ypiranga Monteiro, no setor norte do campus da Ufam. Já em Tefé, o espetáculo será no dia 7 de novembro, no Auditório Feliciano Parente, no campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Resgate histórico e inovação artística

Coordenado pelo pesquisador e músico Sérggio Andêrs, doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o projeto nasceu a partir da descoberta de um manuscrito de 1838 encontrado na Biblioteca Alberto Nepomuceno (UFRJ), contendo partituras inéditas do período imperial.

O apoio da Fapeam é fundamental para que esse compositor afro-brasileiro seja divulgado em todo o país, incluindo não só pesquisa acadêmica científica, mas também a apresentação pública de recitais com seu repertório”, destacou Andêrs.

A performance reúne os músicos Fausto Borém (contrabaixo), Renan Branco (piano) e o próprio Sérggio Andêrs, que interpreta as obras em registro de contralto masculino. As “Modinhas Imperiais” são recriadas em formato cênico, com gestos, expressões faciais e objetos de cena, explorando sentimentos como ansiedade, medo, tristeza e alegria.

As edições cênicas trazem a possibilidade de interpretação corporal e visual, ampliando a experiência estética e conectando o público às emoções da época”, explicou o coordenador.

Ciência + Art e incentivo à inovação

O Programa Ciência +Art tem como objetivo estimular a interdisciplinaridade entre ciência, tecnologia e arte, apoiando propostas que resultem em exposições e apresentações técnico-científicas e artísticas.
O programa proporciona visibilidade a projetos que unem pesquisa acadêmica e expressão cultural, reforçando o papel da Fapeam como catalisadora da inovação no Amazonas.

Mais informações sobre os eventos apoiados pela Fapeam estão disponíveis no site oficial: www.fapeam.am.gov.br.


Com informações da Assessoria de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *