O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta quinta-feira (6), a Cúpula do Clima, realizada em Belém (PA). O evento reúne chefes de Estado e representantes de organizações internacionais para debater ações de preservação ambiental e enfrentamento às mudanças climáticas.
A programação segue até sexta-feira (7) e contará com três plenárias temáticas. A primeira, realizada na tarde desta quinta, aborda o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”. As outras duas estão previstas para o segundo dia do encontro.
Pela manhã, Lula recebeu os líderes que chegaram a Belém e acompanhou o início da Plenária Geral de Líderes, onde fez o discurso de abertura. Cada chefe de Estado tem até cinco minutos para apresentar propostas e posicionamentos sobre o tema.
Após a plenária, o presidente participa de um almoço oficial com lideranças internacionais para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). O fundo visa apoiar financeiramente países que possuem florestas tropicais, como o Brasil e outras nações amazônicas.
Para sediar o evento, Belém passou por obras de infraestrutura e foi declarada, simbolicamente, capital do país até o fim da COP30, que encerra em 21 de novembro.
No início da semana, o presidente decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em atendimento a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho. A medida tem como objetivo reforçar a segurança durante a realização da cúpula, seguindo o modelo adotado em outros eventos internacionais realizados no Brasil, como o G20 e o encontro dos BRICS no Rio de Janeiro.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus





