Navios de cruzeiro chegam a Belém para hospedagem de participantes da COP30

As embarcações MSC Seaview e Costa Diadema oferecem cerca de 6 mil leitos e reforçam a estrutura de hospedagem durante a conferência do clima na capital paraense
Navios MSC Seaview e Costa Diadema ancorados no Porto de Outeiro, em Belém, para hospedagem durante a COP30 - Foto: Gabriel Della Giustina/COP30

Dois transatlânticos chegaram ao Porto de Outeiro, em Belém (PA), nesta terça-feira (4), para servir como hotéis flutuantes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30). As embarcações MSC Seaview e Costa Diadema somam cerca de 6 mil leitos, e o check-in dos hóspedes está previsto para começar nesta quarta-feira (5).

A iniciativa faz parte da estratégia do governo federal para ampliar a oferta de hospedagem na capital paraense durante a conferência, prevista para reunir milhares de participantes. O objetivo é garantir infraestrutura adequada e acessível para delegações e representantes de diversos países.

O trajeto entre os navios e o Parque da Cidade, onde ocorrerá a conferência, levará aproximadamente 30 minutos. O deslocamento será feito em ônibus oficiais gratuitos, que circularão continuamente. O percurso de cerca de 20 quilômetros utiliza faixas exclusivas do BRT e a nova ponte de acesso rápido inaugurada em outubro.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o tempo de deslocamento deve ser inferior ao de outros trajetos dentro da cidade. “Nos dias da COP, a Via Expressa ficará exclusiva para os ônibus que farão o trajeto até o Parque da Cidade, tornando o deslocamento mais rápido do que o de muitos hotéis ou casas alugadas”, afirmou.

Terminal Portuário de Outeiro

Para receber os dois navios, o Terminal Portuário de Outeiro passou por ampla reforma, com investimento de R$ 233 milhões financiados pela Itaipu Binacional. As obras incluíram a construção de 11 dolphins, 10 pontes metálicas e a ampliação do píer, que passou de 261 metros para 716 metros, aumentando sua capacidade de carga para 80 mil toneladas.

A intervenção foi conduzida pela Companhia Docas do Pará (CDP) e incluiu a construção de um novo terminal de passageiros, com áreas de embarque, desembarque, atendimento e equipamentos de segurança. O projeto, iniciado em abril deste ano, foi concluído em cerca de seis meses, com frentes de trabalho contínuas, 24 horas por dia.

O presidente da CDP, Jardel Rodrigues da Silva, destacou que o novo porto está preparado para receber turistas e fomentar o setor. “Hoje entregamos um porto pronto para ser a porta de entrada do turismo internacional na Amazônia”, disse.

O ministro Rui Costa afirmou que a nova estrutura portuária representa um avanço para o desenvolvimento econômico e turístico do Pará. Segundo ele, o terminal deve ampliar o transporte de cargas e inserir Belém de forma permanente na rota de turismo nacional e internacional.

O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, destacou que o porto reforça o potencial turístico da região. “O Porto de Outeiro vai ajudar a transformar a cidade e integrar a região Norte aos roteiros de cruzeiros marítimos”, afirmou.


Com informações da Agência Gov*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *