ECOLar: Amazonas lança casas sustentáveis feitas de plástico reciclado serão apresentadas na COP30

Programa ECOLar integra pacote do Governo do Amazonas com REDD+, transição energética e plano de bioeconomia para fortalecer a pauta ambiental do Estado na conferência mundial

O Governo do Amazonas anunciou, nesta quarta-feira (05/11), o pacote de ações e projetos que representará o estado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) a partir do dia 10 de novembro. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, que também apresentou a delegação oficial e entregou veículos e equipamentos destinados ao Programa Floresta em Pé, voltado ao combate ao desmatamento e às queimadas no sul do estado.

O que a gente apresentou aqui é uma prova do quanto temos nos antecipado à agenda do desenvolvimento sustentável. Há um compromisso muito grande em proteger nossos recursos naturais, mas, sobretudo, em proteger as populações. Um projeto só é sustentável se houver desenvolvimento econômico, proteção social e ambiental”, afirmou o governador.

O evento contou com a presença de parlamentares estaduais e municipais, além de secretários e gestores das áreas de meio ambiente, ciência, tecnologia, defesa civil, segurança pública e desenvolvimento econômico.


Contratos de REDD+: pagamento por serviços ambientais

Entre os principais anúncios estão os primeiros contratos de REDD+ em Unidades de Conservação estaduais, que inauguram uma nova fase da política de pagamento por serviços ambientais no Amazonas.

Ao todo, são 21 projetos habilitados, com estimativa de gerar 163 milhões de toneladas de créditos de carbono (tCO₂e) em 30 anos, beneficiando 8 mil famílias em 483 comunidades. Os primeiros contratos serão firmados para o Parque Estadual Sucunduri (Apuí) e o Parque Estadual Matupiri (entre Borba e Manicoré).

Estamos indo para demonstrar que estamos fazendo o nosso papel e que temos soluções práticas para o nosso futuro”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.


Amazonas ECOLar: moradias sustentáveis com resíduos plásticos

Outro destaque é o Projeto Amazonas ECOLar, programa de construção de moradias sustentáveis em áreas de risco, utilizando blocos feitos a partir de resíduos plásticos reciclados.

O projeto prevê a instalação de um Centro de Reciclagem em Manaus com capacidade para processar 60 toneladas de plástico por mês, o suficiente para construir cinco casas de 40 m² no mesmo período.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Conceptos Plásticos (Colômbia) e transferida para o Amazonas.

Com esse programa, reforçamos o compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade, cuidando também das pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário da Defesa Civil do Amazonas, Antonio Máximo.


Bioeconomia e Transição Energética

O estado levará à COP30 o Plano Estadual de Bioeconomia, elaborado pela Sedecti, com mais de 5 mil contribuiçõesvindas dos 62 municípios. O plano reúne saberes tradicionais, tecnologias e inovação, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O plano vai unir os saberes tradicionais, a biodiversidade e as novas tecnologias. É uma construção que veio da base, ouvindo comunidades, pescadores e produtores”, explicou o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa.

Também será lançada a Política Estadual de Transição Energética (Peten), que estabelece metas como reduzir em 50% o consumo de diesel nos sistemas isolados e eliminar a pobreza energética até 2030.

Queremos colocar o Amazonas como protagonista de uma transição energética inclusiva e justa”, afirmou o secretário da Semig, Ronney Peixoto.


Inventário e portfólios científicos

O Inventário de Emissões Atmosféricas do Estado do Amazonas será lançado durante a conferência, mapeando as principais fontes de poluentes e servindo como base técnica para políticas de controle e prevenção.

Em parceria com a Fapeam, o estado apresentará ainda:

  • Um portfólio com 50 projetos sobre mudanças climáticas, biodiversidade e inovação social;

  • O Catálogo CTC/AM 2025, com 108 pesquisas sobre eventos climáticos extremos;

  • Um inventário de ações e pesquisas voltadas ao enfrentamento da estiagem e aos impactos ambientais.


Cases que serão apresentados na COP30

O Amazonas foi convidado a participar de painéis temáticos na COP30, destacando iniciativas em diferentes áreas:

  • Prosamin+, citado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como referência em requalificação urbana e saneamento;

  • Barco Hospital São João XXIII, reconhecido pela OMS e Opas como modelo de atendimento em saúde pública em áreas remotas;

  • Bases Arpão, apresentadas no Fórum de Segurança Pública, como exemplo de combate a crimes ambientais e tráfico nos rios do estado.


Concurso da Sema

Durante a conferência, o governo anunciará a contratação da empresa responsável pelo primeiro concurso público da Sema, com 159 vagas para níveis médio e superior, previsto para 2025.

O objetivo é ampliar o quadro técnico e fortalecer a capacidade de fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental no estado.


Com informações da Assessoria de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *