Profissionais de saúde debatem avanços tecnológicos no combate à malária

Evento marca o Dia da Malária nas Américas e reúne especialistas para discutir inteligência artificial, novos medicamentos e melhorias no aplicativo MaláriaTrat

Em alusão ao Dia da Malária nas Américas, celebrado nesta quinta-feira (6/11), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, na próxima segunda-feira (10/11), o webinar “Dia da Malária nas Américas – Inovação e tecnologia transformando caminhos para a eliminação da malária”.

O evento virtual acontece das 9h às 12h e reunirá profissionais de saúde, pesquisadores e gestores públicos para debater avanços científicos e tecnológicos no enfrentamento da doença, que ainda representa um desafio para a saúde pública na região amazônica.

A iniciativa integra o conjunto de ações alusivas à data instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que destaca o compromisso dos países das Américas com a eliminação da malária e incentiva a adoção de tecnologias inovadoras, diagnóstico precoce e vigilância ativa.

As transformações climáticas e o avanço tecnológico exigem atualização constante das estratégias de vigilância. O uso de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial, amplia nossa capacidade de resposta e a atuação dos profissionais de saúde no combate à doença”, afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.


Tecnologia e vigilância digital

O diretor de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, destacou o papel do aplicativo MaláriaTrat, desenvolvido no Amazonas em parceria com a Prodam, como uma ferramenta estratégica no tratamento e acompanhamento dos casos.

O MaláriaTrat é uma ferramenta criada por nós, aqui no Amazonas, que tem auxiliado no tratamento correto dos pacientes e na condução adequada dos casos. Hoje, o aplicativo já é utilizado em várias regiões do Brasil e também em países das Américas e da África, mostrando o alcance da nossa experiência”, explicou Elder.

O aplicativo permite o registro e o monitoramento digital de casos, orientando o uso correto de medicamentos e fortalecendo a vigilância epidemiológica.


Painel de debates

O webinar será conduzido pela gerente de Malária e Outros Hemoparasitas do DVA/FVS-RCP, Myrna Barata, e contará com a participação de Vanderson Sampaio, do Instituto Todos pela Saúde, e Patrike Machado, da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec).

Entre os temas discutidos está o uso de novos medicamentos e inseticidas para o controle vetorial na Amazônia, apresentado por Gilberto Moresco, consultor técnico do Ministério da Saúde.

Estamos focados em estratégias que unam inovação tecnológica, vigilância ativa e capacitação das equipes locais, fortalecendo o controle da doença em todo o estado”, destacou Myrna Barata.


Plano de eliminação

A FVS-RCP atua em parceria com as esferas federal e municipal dentro do Plano Estadual de Eliminação da Malária, apoiando os municípios na adaptação das ações às suas realidades. Entre as estratégias, estão o fortalecimento da atenção básica, o uso de sistemas digitais de notificação e o investimento em pesquisa aplicada.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus