O Brasil deu adeus ao WTT Champions Frankfurt, na Alemanha, após as eliminações de Hugo Calderano e Bruna Takahashi nas oitavas de final da competição. Os dois principais nomes do tênis de mesa brasileiro acabaram derrotados na manhã desta sexta-feira (7) e deixaram o torneio antes das fases decisivas.
No masculino, o número 3 do ranking mundial, Hugo Calderano, foi superado pelo francês Simon Gauzy por 3 sets a 1. O duelo colocou frente a frente dois velhos conhecidos, que já se enfrentaram diversas vezes tanto no Circuito Mundial quanto na Liga Alemã, onde atuaram por várias temporadas. Gauzy começou melhor, vencendo os dois primeiros sets por 11/4 e 11/8. Calderano reagiu no terceiro, com 11/6, mas acabou derrotado no quarto set por 11/9, mesmo após chegar a empatar em 9 a 9 e ter dois serviços para levar a decisão ao quinto set.
Com a eliminação, Calderano agora foca em seu próximo compromisso: o WTT Finals, em Hong Kong, que acontece a partir de 10 de dezembro e encerra a temporada internacional do Circuito Mundial.
No torneio feminino, Bruna Takahashi, atual 17ª colocada no ranking mundial, também se despediu nas oitavas. A brasileira fez uma partida equilibrada contra a egípcia Hana Goda, 26ª do mundo, mas acabou perdendo por 3 a 2, com parciais de 11/8, 10/12, 11/8, 6/11 e 11/8.
O WTT Champions Frankfurt distribui 1.000 pontos no ranking mundial e é considerado um torneio de elite, posicionado logo abaixo dos eventos Smash (realizados quatro vezes por ano) e do Campeonato Mundial, disputado em maio. A premiação para o campeão é de US$ 40 mil, o equivalente a cerca de R$ 220 mil. Nas fases iniciais, os jogos são disputados em melhor de cinco sets; a partir das quartas de final, o formato passa a ser em melhor de sete.
Com as eliminações de Calderano e Takahashi, o Brasil encerra sua participação em Frankfurt, mas segue firme na preparação para os últimos compromissos da temporada e o próximo ciclo internacional do tênis de mesa.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: ITTF Americas/ Divulgação






