Os espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recebem nos dias 13 e 14 de novembro o evento “Amazonas Artes Visuais 2025 – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia”, uma programação gratuita voltada à formação, reflexão e difusão das artes visuais no estado.
Coordenada pelo Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, a iniciativa será realizada em dois importantes espaços do centro histórico de Manaus — a Galeria do Largo e o Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento reúne exposições, oficinas e seminários, propondo um diálogo sobre os caminhos da arte contemporânea amazônica, suas relações com o território, a memória e a identidade regional.
A programação formativa inclui duas oficinas práticas, realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 12h, na Galeria do Largo, com foco em técnicas e processos criativos das artes visuais contemporâneas.
No período da tarde, das 14h às 18h, ocorre o Seminário de Artes Visuais – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia, no auditório do Palácio da Justiça, com a participação de cinco palestrantes e a apresentação de oito comunicações e projetos.
O seminário é promovido em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, reforçando o papel da formação artística como elemento central da economia criativa no Amazonas.
O “Amazonas Artes Visuais 2025” é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, com apoio do Palacete Provincial, Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Núcleo de Audiovisual.
Mostra aberta até fevereiro de 2026
A programação também inclui a Mostra de Artes “Galeria do Largo 20 anos”, inaugurada em 8 de novembro e aberta ao público até fevereiro de 2026. A exposição reúne quatro mostras: uma coletiva “Ilhática Amazônica: sobre arte amazonense”, com 54 artistas e três individuais, além de performances e instalações artísticas que celebram duas décadas de atuação da Galeria do Largo como referência cultural no Amazonas.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






