Festival de Capoeira Raízes Livres reúne mestres, alunos e público em Manaus

O Festival de Capoeira Raízes Livres acontece neste fim de semana no Shopping Manaus ViaNorte, com rodas, apresentações e histórias de superação. O evento gratuito celebra a cultura afro-brasileira e destaca trajetórias inspiradoras de capoeiristas que transformaram suas vidas por meio da prática.

A capoeira ocupa o Shopping Manaus ViaNorte neste sábado (15) e domingo (16) durante o Festival de Capoeira Raízes Livres. O evento gratuito reúne mestres, alunos e público em rodas, apresentações e batizados, celebrando a cultura afro-brasileira e histórias de superação pessoal e social. Entre os destaques do festival estão as trajetórias de Marcley Medeiros, 33 anos, conhecido no batismo como Macho Babuíno, e Jean da Encarnação Conegundes, 31 anos, conhecido como Predador.

Marcley, pessoa com deficiência física, é considerado o primeiro mestre PCD formado no Amazonas. Com orientação do Mestre Espiga, adaptou movimentos e criou estratégias próprias na capoeira, além de conquistar faixas e títulos em outras modalidades, como jiu-jítsu e boxe. Segundo ele, cada conquista reforça que o corpo pode superar limitações e ensinar novas formas de movimento e disciplina.

Jean iniciou na capoeira aos 12 anos, em um contexto de vulnerabilidade social e envolvimento com drogas. A prática serviu como ferramenta de acolhimento e disciplina, somada à fé, que o ajudou na recuperação. Atualmente, é professor de capoeira e pastor, e coordena o projeto Predador Teen, voltado a crianças e adolescentes em situação de risco.

O festival, coordenado pelo capoeirista Robson Duarte dos Santos, o Mestre Charuto, terá rodas de capoeira, apresentações, batizados e grupos de diversas academias da cidade. Segundo a coordenadora de Marketing do Shopping Manaus ViaNorte, Karoline Cordeiro, o evento permite ao público vivenciar a força da cultura afro-brasileira, reconhecendo na capoeira disciplina, identidade e ancestralidade.

O Festival de Capoeira Raízes Livres acontece no sábado e domingo, das 16h às 20h, é gratuito e aberto ao público, com supervisão do Mestre Espiga e apoio de patrocinadores como Inovapet, Clínica Rubrum, FM&V Advocacia e CT Capoeira.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus