Brasil garante seis vagas no mata-mata do mundial de vôlei de praia na Austrália

O vôlei de praia brasileiro demonstrou sua força no cenário global. Com um desempenho dominante na fase de grupos, seis das sete duplas que representaram o país no Campeonato Mundial em Adelaide asseguraram presença na etapa eliminatória, que se inicia nesta terça-feira (17).

A única dupla a ter sua jornada interrompida precocemente foi a de Vitória e Hegê, que conquistou apenas um triunfo em três rodadas.

Destaques invictos 

Entre os classificados, o Brasil ostenta duplas que garantiram o avanço com campanhas irretocáveis.

As campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda mantiveram-se invictas e iniciam o desafio eliminatório logo nesta terça-feira, a partir das 3h (horário de Brasília), em um confronto direto contra as porto-riquenhas Gonzalez e Navas.

No circuito feminino, o brilho se estende a Thâmela e Vic, também invictas e líderes do ranking mundial. A dupla superou, entre outras adversárias, as ucranianas Lazarenko e Romaniuk na fase de grupos. Elas retornarão à quadra na quarta-feira (19), aguardando as adversárias que sairão da repescagem.

Pela chave masculina, Evandro e Lanci ostentam 100% de aproveitamento. Eles fecharam a fase de classificação com uma vitória apertada sobre os alemães Henning e Wüst por 2 sets a 1 (21/17, 19/21 e 15/13) no último domingo (16). A dupla entra em ação na quarta-feira (19), com oponente ainda a ser definido.

Vagas confirmadas e próximos desafios

A vaga de Carol Solberg e Rebecca, vice-líderes no ranking, foi selada com a terceira vitória consecutiva no domingo (16), ao superarem as ucranianas Davidova e Khimi por 2 sets a 0 (21/17 e 2/15). Elas também aguardam o resultado da repescagem para o jogo de quarta-feira (19).

No masculino, André e Renato confirmaram a classificação com duas vitórias em três partidas pelo grupo H, após baterem os australianos Burnett e Hodges por 2 sets a 1. Sua única derrota foi para os compatriotas George e Saymon, que também avançaram.

George e Saymon terão um teste de fogo logo na estreia do mata-mata, marcada para esta terça-feira (17), às 5h30 (horário de Brasília), contra a parceria de Cherif e Ahmed, do Catar.

Estrutura do torneio

O Mundial começou com 96 duplas e afunilou para 32 nesta fase de eliminação direta. Doze duplas avançaram diretamente como primeiras e segundas colocadas, enquanto as quatro melhores terceiras colocadas também garantiram a passagem. Outras quatro vagas serão definidas na repescagem desta terça-feira (18), que não contará com participação brasileira.

A partir dos 32 avos de final, todos os jogos são eliminatórios.

A competição avança com as oitavas de final na quinta-feira (20), quartas na sexta (21), semifinais no sábado (22) e culmina com as disputas por bronze e ouro no domingo (23). O Mundial tem transmissão ao vivo online na Volleyball World TV.

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Voleyball World