Com o objetivo de valorizar os saberes indígenas e a identidade amazônica, o espetáculo infantil “Gotas de Saberes”, da Cia Arteatro, chega a Manaus com apresentações gratuitas nos dias 21 e 22 de novembro.
As sessões acontecem em áreas periféricas, levando arte e cultura para comunidades que nem sempre têm acesso a espetáculos teatrais. Na sexta-feira (21), a apresentação será no Parque das Tribos, às 17h, na Maloca dos Povos Indígenas (Rua do Pacoti, nº 180, Tarumã-Açu). Já no sábado (22), o grupo se apresenta na Casa Teatro Taua-Caá, às 19h (Rua Santa Eliana, nº 19, bairro Santa Etelvina).
A circulação do espetáculo inclui os estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins, sendo Manaus e Palmas os últimos destinos da turnê pelo Norte do país. Em Palmas, o “Gotas de Saberes” será apresentado em duas sessões, dia 25 de novembro, no Espaço Mais Cultura (Morada do Sol), às 14h30 e às 19h.
Sobre o espetáculo
Criado a partir das vivências pessoais e ancestrais dos atores Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa, o espetáculo propõe a contação de histórias do povo Macuxi de forma teatral. Personagens como Timbó, Onça Zeleida, Jabuti e Camarão Pajé encantam públicos de todas as idades, celebrando a cultura indígena e a identidade amazônica.
Com 40 minutos de duração e classificação livre, a montagem já percorreu diversas regiões do Brasil e recebeu importantes reconhecimentos, incluindo o Prêmio de Melhor Espetáculo e Melhor Ator (Anderson Nascimento) no XVI Festival de Teatro da Amazônia, além do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, na categoria infantojuvenil.
Ação cultural e valorização da periferia
A circulação do espetáculo é realizada pelo Programa Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa). A Cia Arteatro, com 32 anos de trajetória, formada por artistas negros e indígenas, reforça seu compromisso em levar teatro para além dos grandes centros, alcançando públicos periféricos, quilombolas e indígenas, e promovendo a valorização da diversidade e da ancestralidade amazônica.
Locais das apresentações
O Parque das Tribos, na Zona Oeste de Manaus, reúne cerca de 35 etnias e resiste como espaço de preservação cultural, mantendo tradições, ritos e idiomas vivos. Já a Casa Teatro Taua-Caá, fundada em 2014, oferece aulas gratuitas de teatro e se tornou referência na zona Norte, democratizando a cultura e promovendo arte e educação em regiões com poucos equipamentos culturais.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.





