O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) entregou, nesta terça-feira (18), o selo “Juntos Pela Vida” a profissionais de saúde que atuaram na ampliação da cobertura vacinal no estado. A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e reuniu representantes das redes estadual e municipal, além de autoridades da instituição. A ação integra o projeto que promove imunização em escolas públicas do Amazonas.
A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, contextualizou o desempenho das equipes de saúde e o impacto da iniciativa. Antes da sonora, ela destacou a importância da interlocução institucional com a sociedade e o alcance da vacinação no período pós-pandemia.
“O ‘Juntos Pela Vida’ já se tornou uma grande referência programática para nossa instituição. O alcance desta iniciativa vai além dos muros institucionais e confirma que estamos realizando uma interlocução direta com a sociedade, protegendo um dos maiores valores que defendemos: vidas. A pandemia nos impôs desafios e nos ensinou a reaprender sobre a importância da vacinação, e o trabalho de vocês engrandece esse aprendizado. Nossa gratidão é imensa e permanente”, afirmou.
A promotora de Justiça e chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Aurely Freitas Germano Penha, comentou os resultados obtidos. No contexto, ela reforçou que ações integradas entre saúde e educação contribuíram para o avanço dos números e consolidaram a execução do projeto.
“Quando unimos educação e saúde, apontamos para o futuro que queremos. Os números mostram a força desse trabalho. Nada disso seria possível sem a colaboração direta de vocês. O Ministério Público cumpre sua missão constitucional quando dedica energia a projetos como este”, disse.
A procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira abordou o papel dos profissionais de saúde no enfrentamento à desinformação e na realização de auditorias e campanhas de vacinação nas escolas. Antes da sonora, ela explicou que as equipes lidaram com resistência de famílias e limitações estruturais, mantendo a execução das ações.
“Precisamos muito do trabalho de vocês. Levar a vacina até a criança, na escola, é um esforço que exige perseverança. A cobertura vacinal só tem aumentado porque vocês enfrentam diariamente a resistência de famílias e o impacto das fake news. Saúde e educação caminham juntas, e esse projeto é a prova disso”, concluiu.
Durante a cerimônia, chefes dos Núcleos de Imunização de Manaus entregaram os certificados e kits de reconhecimento aos profissionais homenageados. Ao todo, 101 trabalhadores foram certificados, entre enfermeiros, técnicos e coordenadores de imunização. Em 2025, o projeto vacinou 56.040 alunos, entre 67.356 auditados, em 186 escolas da capital e do interior.
Com informações da Assessoria*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






